Na hora da fuga, faltou energia e gerador não funcionou no Presídio de Itabuna

Muita coincidência; nada funcionou
Arquivo/Google

A Polícia de Itabuna investiga a "coincidência" ocorrida durante a fuga de 14 detentos do Complexo Penitenciário do municipio, no último domingo. No momento da ação todo o bairro onde fica localizada a unidade penal ficou sem energia elétrica e o sistema alternativo de geração de energia do local, que deveria ser acionado automaticamente, também não funcionou. Além disso, há um outro fato intrigante. Os presos abriram um túnel, de uma das celas até a rua, sem serem percebidos pelas autoridades responsáveis pela segurança da unidade prisional.

No local da escavação, a polícia encontrou desde objetos utilizados para a operação até ventiladores. Os fugitivos, até agora não localizados, fugiram justamente pelo lado do presídio que não possui muro de concreto. Na área, possuem apenas proteção feitas por telas e, bem próximo, uma guarita, onde ficam policiais de plantão. Mas estes não detectaram a fuga, segundo o diretor, Adriano Jácome. Os moradores da região também não perceberam toda a movimentação ocorrida na madrugada do domingo.

O Complexo Penitenciário de Itabuna tem capacidade para abrigar 470 detentos mas, até a fuga, comportava 1.200. Os presos que conseguiram escapar, fugiram à pé.