Cooperativas de agricultura familiar ampliam negócios no Aleluia Ilhéus Festival

Os sabores da terra e um grande negócio no campo
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Cerca de 70% dos alimentos consumidos na mesa do brasileiro são produzidos pela agricultura familiar. Manteiga, doces, hortaliças e verduras, farinha, tapioca, mel, geleias entre outras iguarias estão presentes diariamente no cardápio da população, assegurando alimentação saudável e nutritiva. A maioria desses produtos pode ser encontrada em cooperativas de famílias que geralmente vivem na zona rural e aproveitam feiras e eventos como o Aleluia Ilhéus Festival, que ocorre até a próxima segunda-feira, dia 21, para ampliarem seus negócios. 

O agricultor grapiúna Tilson Prates, que faz parte da Coopafs, desde a fundação, em 2009, ressalta que a partir das feiras e eventos seus produtos toram-se mais conhecidos, possibilitando a ampliação da rede de negócios, inclusive internacionalmente. "Graças às exposições nossos produtos estão sendo conhecidos não só no Brasil, mas também no exterior", atesta Prates.  "Eventos como o Aleluia Ilhéus fomentam a agricultura familiar e são verdadeiros incentivos para nossa produção; isso é bom porque conseguimos manter nossos filhos trabalhando na zona rural, o que evita o inchaço das cidades", completa o agricultor.

Prates está expondo produtos a base de cacau, como geleia, licor e barras de chocolate, tapioca, goma de mandioca, sabão de leite de cabra e um aperitivo exótico denominado Fogo de Bode. "Patenteamos a bebida a base de leite de cabra, catuaba, marapuama, polém, limão, açúcar, mel de abelha, baunilha, chocolate, e cachaça de abaíra, uma das melhores produzidas na região", informa o agricultor. Prates ressalta que, por conta da composição, a bebida é afrodisíaca e também pode colaborar com o tratamento de alguns problemas de saúde como infecção intestinal, gases, artrose e artrite.

Prates é um dos expositores da Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia, que ocupa um espaço de 20X25 metros, no Aleluia Ilhéus Festival, onde há estandes, praça de alimentação, sala vip, dois banheiros, um depósito e um palco para apresentação de artistas regionais.  Além da Coopafs, outras sete cooperativas integram a rota: Flor da Terra, Coofasulba, Coproafe, Bahia Cacau, Coaper, Dute Artesanato e Associação Humildes do Cipó. Os agricultores também expõem trabalhos artesanais. 

Viva Melhor – A Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia integra o programa Viva Melhor, do governo da Bahia. O projeto tem o objetivo de gerar a inclusão socioprodutiva nas áreas rurais e urbanas, sendo articulado com os programas Plano Brasil e Brasil sem Miséria. O Viva Melhor desenvolve ações da Assistência Técnica e Extensão Rural, atua no fomento às atividades produtivas, à agroindustrialização e comercialização da produção, com foco nas principais cadeias produtivas.