Aleluia Ilhéus terá programação especial para pescadores da região

Oportunidade de negócio para os pescadores do sul da Bahia
JBO/Maurício Maron

O Aleluia Ilhéus 2014, evento com shows, palestras e exposições que acontece entre 16 e 21 de abril, terá uma programação especial voltada para os pescadores, aquicultores e marisqueiras da região. A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realizará na cidade diversos cursos, distribuição de alevinos, eventos gastronômicos e entrega de equipamentos para os profissionais da pesca.

“A assistência técnica que damos aos pescadores é essencial para retirar da pobreza milhares de baianos. Mas o objetivo principal é que estas pessoas se tornem autossustentáveis, que gerenciem e expandam seus próprios projetos produtivos. E, para isso, é necessário agir em duas frentes: na capacitação e no aumento da demanda. E o Aleluia Ilhéus nos permite realizar as duas ações”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

As atividades tem início no dia 16 de abril, quando a empresa realiza um curso de Manipulação de Pescado para cerca de 30 pescadores do município. “Vamos orientar os pescadores sobre as formas corretas de higienização do pescado, limpeza do ambiente de trabalho, auto higienização, armazenamento de produtos, utilização de equipamentos de proteção, entre outros aspectos”, afirma a subgerente de pesca da Bahia Pesca, Eliana Ramos.

Já no dia 17 a programação se intensifica. Técnicos da Bahia Pesca cadastrarão pescadores no CadCidadão, sistema que permite aos trabalhadores acessar os benefícios oferecidos pelo programa Vida Melhor, do Governo da Bahia. No mesmo dia, a empresa distribuirá 100 mil alevinos de tambacu para pescadores de cooperativas e associações de Ilhéus, beneficiando 120 famílias.

Além da capacitação, a empresa distribuirá também kits com equipamentos de segurança, como botas, luvas, aventais, toucas e máscaras. Os pescadores poderão participar ainda de um curso de manejo para piscicultores, que acontece no dia 19.

Qualitilápia - No dia 17, a Bahia Pesca realiza a 2ª edição do Qualitilápia. O objetivo do evento é potencializar a oferta e a comercialização da tilápia em locais estratégicos do estado, além de promover uma aproximação entre o setor produtivo e o setor comercial, através de momentos e encontros gourmet. A programação conta com cursos, apresentação de cases de sucesso, degustação de salgados, palestras sobre genética e nutrição e sobre a utilização do couro, almoço de negócios e oficinas de gastronomia.

Renovar - Uma das ações mais aguardadas pelos pescadores é a entrega de 13 embarcações do projeto Renovar, que irão beneficiar direta e indiretamente quase 156 pessoas. As embarcações, feitas de fibra de vidro, possuem 7,60 metros de comprimento, estão equipadas com motor de popa, kit salvatagem e vão promover a renovação da frota de canoas da Bahia.

Convênios - O Aleluia Ilhéus será palco ainda da assinatura de diversos convênios que visam melhorar a qualidade de vida e as condições de trabalho dos pescadores. Um dos contratos será celebrado entre a Bahia Pesca, a Cooperativa de pescadores Cooperrio e a Secretaria Municipal de Educação da cidade para firmar, no âmbito municipal, o Programa Nacional de Aquisição de Merenda Escolar da pesca artesanal. O Programa contribui para o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. Assim, a prefeitura de Ilhéus irá adquirir da cooperativa os pescados que complementarão a alimentação escolar dos alunos.

“A Cooperrio também será parceira da Bahia Pesca para a utilização da área de beneficiamento de pescado, colocando o TPP de IIhéus em pleno funcionamento, ou seja, teremos, dentro do terminal, uma parcela importante da cadeia produtiva, desde a chegada das embarcações até o alimento fresco vendido no local a um preço justo para a população”, comemora Peixoto.

Outra boa notícia para os pescadores é a possibilidade de abastecer suas embarcações com óleo diesel subsidiado, com desconto de 17%. A ação - parceria entre Bahia Pesca, Acap (Associação dos Produtores e Armadores de Pesca de Camarão e Peixes Diversos de Ilhéus) e Ministério da Pesca e Aquicultura – beneficiará a tripulação de 15 barcos da região. O abastecimento acontecerá no Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus. “Além disso, vamos renovar a cessão de uso do espaço da peixaria do terminal para os pescadores da colônia Z-18 trabalharem com mais conforto, tranquilidade e em um ambiente adequado para as vendas”, complementa Cássio Peixoto, informando que a Bahia Pesca, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vai promover ainda a inspeção do pescado beneficiado dentro do TPP de Ilhéus.