Profissionais da beleza em Ilhéus e Itabuna participam de Missão Empresarial

Grupo que participou da missão no ano passado
Ascom

Há cinco anos a cabeleireira Zilmara Sena, de Itabuna, participa da Missão Empresarial Hair Brasil, a maior feira de beleza profissional da América Latina, que acontece na Expo Center Norte, em São Paulo, de 10 a 17 de abril. De malas prontas para mais uma viagem, Zilmara integra a caravana de 35 donas de salão e distribuidores de cosméticos do eixo Ilhéus-Itabuna, que será coordenada pelo Sebrae, através do Projeto Comércio e Serviços da Unidade de Ilhéus. “Passo o ano inteiro fazendo economia para poder ir a este evento. Lá, faço compras, conheço novidades, tendências de moda e tenho condições de, pessoalmente, barganhar melhores preços de produtos que estão sendo lançados no mercado mundial”, revela.

Profissional da beleza há 20 anos, Zilmara se formalizou em 2010 como microempreendedora individual (MEI). Desde então, abriu as portas do seu salão no bairro do Banco Raso, periferia de Itabuna, e participa de cursos de qualificação e eventos técnicos promovidos pelo Sebrae. “Não perco um. Foi uma decisão que mudou a minha vida”, reconhece. Hoje, a profissional atende, em média, 100 clientes por mês e integra o setor da economia regional que mais formalizou MEI nos últimos anos. Em Ilhéus, estão em funcionamento aproximadamente mil salões de beleza. Em Itabuna, 480 estabelecimentos estão inscritos no setor de Vigilância Sanitária da Prefeitura, mas com o número dos ainda informais, a cidade estima possuir cerca de 1,3 mil estabelecimentos em funcionamento.

“Os salões de beleza estão agregando cada vez mais serviços, saindo do corte de cabelo e tratamento de unhas para um universo de atividades bem mais amplo”, revela Karla Peixoto, gestora do Projeto Comércio e Serviços do Sebrae. Ela explica que a demanda dos consumidores do setor da beleza envolve tratamentos estéticos, tingimentos, depilação, podologia, tratamentos capilares completos e até esteticistas. “Esse cenário mostra uma diversidade maior dos serviços, uso de tecnologias cada vez mais avançadas e a venda de produtos voltados para o setor de beleza”, completa. Daí a iniciativa de, todos os anos, o Sebrae organizar a caravana a São Paulo. É, segundo Karla, um estimulo à busca por qualidade, produtividade e atualização constante da categoria através de cursos e missões empresariais. A viagem a Hair Brasil conta com o apoio das Associações dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Itabuna (Asbeles) e de Ilhéus (Asbelc).

Aval e credibilidade - “Esta oportunidade de contato com os mais diversos e importantes setores da beleza profissional abriu novos horizontes para os pequenos”, elogia a cabeleireira Zilmara. A presença do Sebrae ao lado dos visitantes dá credibilidade, na opinião dela. “Estando com o Sebrae passo a ter contato direto com as fábricas, elimino a figura do representante, ganho em preço e tenho crédito. Imagina um microempreendedor, ainda desconhecido, sair de Itabuna e ter crédito para comprar em São Paulo”, destaca a cabeleireira.

Paralelo à feira, Karla Peixoto lembra que a caravana fará uma visita técnica a um Centro de Beleza da capital paulista, objetivando o conhecimento de novas tecnologias, materiais, equipamentos, produtos e serviços. “A proposta é buscar tecnologias disponíveis para os empresários do segmento de beleza que buscam inovação e maior competitividade nos negócios”, explica.