Ilhéus abre ciclo estadual de seminário sobre capoeira

Capoeira é tema de discussão como movimento social, cultural e esportivo
Secom

Na semana em que o país comemora o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, Ilhéus abre, no próximo sábado, dia 23, o ciclo estadual de seminários sobre capoeira, um dos maiores expoentes da afro-brasileira. Com o título ‘Salve a Capoeira: construção do Plano de Salvaguarda e do Conselho Gestor de Capoeira na Bahia’, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reunirá atletas, estudiosos e mestres na arte, que associa dança e luta, em outros três municípios baianos: Salvador, no dia 15 de dezembro, Feira de Santana (12 de janeiro de 2014) e, por fim, em Vitória da Conquista (8 de fevereiro).   

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), do Centro de Culturas Populares e Identitárias e do Instituto Internacional de Capoeira e Turismo, o evento vai ocorrer no Centro de Convenções de Ilhéus, das 8 às 18 horas. Na programação estão inclusas discussão sobre políticas relacionadas à capoeira, apresentação das diretrizes para formação do Conselho Gestor de Salvaguarda de Bens Registrados e criação de Grupos de Trabalho para a realização de debates sobre o tema. Também estão previstas a votação das diretrizes elaboradas pelos GTs e a indicação de composição do Conselho Gestor. Para encerrar o seminário será promovida uma roda de capoeira.

O Ciclo de Seminários tem por finalidade articular os capoeiristas para ser protagonistas da formulação de políticas que objetivam a vanguarda do esporte, e busca formalizar um dos principais elementos da cultura negra que é a capoeira, discutindo o projeto de lei que pretende regulamentar a profissão.