´A saúde está cada vez pior´, critica vereador aliado de Jabes

Jabes e Rafael antes da eleição
Facebook

"Há muito tempo queria dar esse grito. Estou me sentindo muito bem". A declaração é do vereador Rafael Benevides, do PP, mesmo partido do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro. Esta semana Rafael surpreeendeu adversários e aliados publicando nas redes sociais críticas contundentes ao governo do seu partido. Pelo facebook, Rafael ironizou as constantes e inacabáveis lamentações de Jabes. "Muita choradeira e pouco resultado", escreveu. Ele começa as críticas afirmando que a esperança que bateu no seu peito (mote da campanha jabista) está se transformando em revolta. Filho de um dos principais homens de confiança de Jabes na área da limpeza pública, o servidor Cézar "Cão" Benevides, Rafael era, até então, considerado um dos nomes de maior confiança do governo no Legislativo.

"Continuo sendo", disse agora no final da manhã ao repórter do Jornal Bahia Online, durante entrevista exclusiva concedida ao site. "Sei que ele (o prefeito) não deve estar muito satisfeito com a minha postura, não foi acostumado a isso. As pessoas acham sempre que quem critica é a oposição e isso termina resultando numa crítica raivosa. A minha não é assim. A crítica é para que o governo ande, avance", afirmou. De acordo com Rafael Benevides, quando o governo não anda, é o vereador que paga o preço de estar sendo sempre cobrado. "Demorei nas minhas críticas. Mas demorei consciente. Dei um tempo para o governo se ajeitar", disse.

O vereador do partido de Jabes centra suas maiores críticas nas áreas nevrálgicas do governo: saúde e educação. Além disso, garante que é preciso o prefeito cumprir as promessas feitas durante a campanha. "A saúde nunca esteve tão ruim. Está cada vez pior. As escolas estão sem merenda. Não posso ficar calado", afirmou Rafael Benevides. Ele nega que depois do desabafo tenha mantido algum contato particular com o prefeito. "Participei de um encontro com a sociedade no qual ele estava. Foi normal". O Jornal Bahia Online flagrou ontem, no início da noite, um encontro casual de Rafael Benevides com o secretário de Ações Institucionais, Jailson Nascimento, quando o assunto voltou à tona. "Encontrei sim, foi por acaso, mas falei as minhas queixas", reconheceu.

Esta não é a primeira polêmica de Rafael no exercício do mandato. Na legislatura passada, na condição de primeiro suplente do PT, partido que fazia parte da base aliada do então prefeito Newton Lima, Rafael disparou sua metralhadora giratória contra o mandatário municipal, fazendo com que o dono da cadeira, o primo Alisson Mendonça, tivesse que deixar uma secretaria municipal para retornar ao plenário da Câmara.

Esta semana, segundo o Blog do Gusmão, Cézar Benevides, pai de Rafael, levou em tom de brincadeira o que vem sendo chamado pela oposição de "crise na base". "Se ele romper com Jabes eu rompo com ele", disse ao blog, o pai do vereador.