Solução para o perigo da grade; tira tudo, inclusive as lâmpadas do Mário Pessoa

cadê a iluminação do estádio?
JBO

Sabe aquela velha história de um homem que está com uma unha encravada e o médico resolve amputar o pé para resolver o problema do dedo? A situação repete-se, agora, no estádio Mário Pessoa.

Como o campo não havia sido liberado pelo Corpo de Bombeiros para a disputa dos jogos do Colo Colo pela segunda divisão do campeonato estadual pelo fato de as grades protetoras da iluminação estarem desgastadas e correndo sério risco de desabamento, a Prefeitura fez o que ninguém imaginava: cortou o mal pela raíz.

Além de retirar as grades, o estádio, pelo menos por enquanto, perdeu também os seus refletores. O Colo Colo não vai disputar jogos noturnos para poder jogar perto da sua torcida, porque, no momento, só restaram os postes em pé.

As "obras" de retirada da grade e das lâmpadas nos quatro postes de iluminação do estádio deverão ser concluídas ainda hoje, véspera do jogo. Mas com a garantia dada pela Prefeitura de que o serviço estará concluído a tempo, a diretoria da Federação Baiana de Futebol já oficializou que, pelo menos, esta primeira partida, contra o Itabuna, quarta à tarde, será no estádio Mário Pessoa.

Não é de hoje que a manutenção do sistema de iluminação do estádio fica em segundo plano. Há muitos anos e muitos governos os refletores do estádio são até retirados e usados em eventos públicos como Carnavais e São João e, depois, recolocados sem que tenha um técnico especializado na operação. Tanto que a iluminação, até quando funciona, é considerada precária.

Há vários pontos "cegos" prejudiciais, principalmente, aos goleiros e às transmissões televisivas. Os atuais refletores do estádio Mário Pessoa foram adquiridos durante o primeiro governo de Jabes Ribeiro. De lá pra cá pouco foi feito para manter o sistema em bom funcionamento. Nunca foi melhorado.

O perigo maior, segundo alguns desportistas que acompanharam desde ontem a retirada do material, é que, depois, outras justificativas poderão ser dadas para evitar a reposição da energia. E, caso o Colo Colo retorne à primeira divisão, a cidade não contará com jogos noturnos, às quartas-feiras.

Escuridão total!