Ialorixá Ilza Rodrigues festejou 79 anos

A ialorixá Ilza Rodrigues, aos 79 anos, ao lado de seus 14 filhos.
VM

valeriomagalhaes@uol.com.br

pense:

"O conhecimento é o mais potente dos afetos: Somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade".

(Friedrich Nietzsche)

Ialorixá Ilza Rodrigues

festejou 79 anos

A ialorixá Ilza Rodrigues, Mameto Mukalê, foi alvo de muitas homenagens, dia 17, pelo transcurso de seus 79 anos. A matriarca reuniu os 14 filhos, dezenas de netos, bisnetos e tataranetos, na sede do grupo afro Dilazenze, e alguns amigos, para a feijoada com samba de roda comemorativa de seu aniversário. Ela dirige o mais tradicional terreiro de candomblé em atividade de São Jorge dos Ilhéus, fundado em 1885, no alto da Conquista.

O momento histórico foi recheado de alegria. Mãe Ilza passou uma semana recebendo cumprimentos de familiares, amigos e pesquisadores (sociólogos e antropólogos) que têm trabalhado a temática do candomblé através do Terreiro Tombeci Neto, de nação angola. Dizendo-se muito contente e feliz, Ilza disse que já está se preparando para os 80 anos, em 2014.

Ilza Rodrigues assumiu a direção da casa religiosa em 1975, dois anos após o falecimento da mãe, Dona Roxa, com garra, dedicação e dignidade. Hoje, o Matamba Tombenci é um dos mais destacados representantes das casas de religiões de matriz africana em Ilhéus e em todo o sul baiano. E é também uma referência social para a Conquista, bairro onde está situado, por ter multiplicado sua atuação na comunidade, através de movimentos culturais e de resistência política.

Comandante do MSC elogia

Ilhéus como destino de navios

O comandante Antonio Siviero, do cruzeiro marítimo MSC Magnifíca - que aportou em Ilhéus pela primeira vez no dia 15 de março, elogiou a cidade como destino turístico e confirmou que o novo navio da companhia, o MSC Preciosa – inaugurado este mês, vai ancorar no Porto de Ilhéus no próximo mês de novembro.

A passagem do MSC Magnífica motivou uma recepção no interior do navio, organizada pelo agente de turismo Alfredo Landim, que contou com a presença do vice-prefeito Cacá Machado, da deputada estadual Ângela Souza, do chefe de Gabinete do prefeito Jabes Ribeiro, Vítor Veiga, além dos presidentes do Sinditaxi e do Convention Bureau, Nelson Oliveira e Luigi Massa, o médico Mário Alexandre, o empresário Hans Schaeppi, o delegado da capitania dos Portos, capitão Alexander, o diretor da Águia Branca, Gilmar de Abreu, entre outros convidados.

O operador Alfredo Landim disse que as autoridades e empresários devem valorizar Ilhéus como rota dos cruzeiros marítimos: “Ilhéus é uma cidade privilegiada, que recebe dezenas de cruzeiros marítimos, enquanto portos de capitais do nordeste, como Maceió, Fortaleza e Recife, saíram do roteiro.”

Festa na Academia de Letras

A Academia de Letras de Ilhéus viveu momento festivo durante a posse da nova diretoria, presidida pelo professor Josevandro Nascimento, no dia 14. Naquela data também foram comemorados o aniversário do acadêmico e prefeito Jabes Ribeiro, e do poeta Castro Alves, que foi saudado pelo vereador de Salvador, Edvaldo Brito, um grande amigo da Academia.

Na oportunidade, o historiador Arléo Barbosa se despediu da diretoria e agradeceu o apoio de todos durante os quatro anos em que esteve na presidência da Academia de Letras de Ilhéus, e demonstrou gratidão ao prefeito Jabes Ribeiro, que em seu terceiro mandato fez a doação do prédio da sede da Academia. O evento contou com a presença da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Paulo Atto, do secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, entre outras autoridades.