PCdoB comanda a Câmara de Ilhéus e Jabes garante toda a mesa a seu favor

O odontólogo e ex-diretor do Hospital geral Luiz Vianna Filho, Josevaldo Machado, do PCdoB, é o novo presidente da Câmara de Ilhéus. Ele foi eleito com 12 votos, contra 7 do candidato da oposição, Valmir Freitas (PT). Os demais membros da nova Mesa são todos da base aliada do prefeito Jabes Ribeiro. Além de Fábio Magal na vice-presidência, foram empossados Ivo Evangelista como Primeiro Secretário e Rafael Benevides, Segundo Secretário.

Até o último dia do ano a base oposicionista ao governo municipal era maioria, com 10 dos 19 vereadores eleitos. Segundo informações colhidas pela reportagem do JBO, Gilmar Sodré e James Correia, ambos do PMN, além de Magal, PSDC, passaram a compor a base aliada. O advogado Cosme Araújo, durante a votação ocorrida para a escolha da mesa, teria demonstrado interesse em compor o bloco de oposição ao governo municipal. Isso deixaria o jogo mais equilibrado, mas ao invés dos oito votos, a oposição obtece apenas sete. Um traiu.

Com isso, a base aliada ao prefeito Jabes Ribeiro passa a ser maioria na Câmara o que poderá facilitar a vida do Executivo nas propostas que deverá encaminhar à Câmara nas próximas semanas.