Jornalista Washington Novaes abre o V SEMEIA nesta segunda-feira na UESC

 

O jornalista Washington Novaes fará a conferência de abertura do "V SEMEIA - Seminário em Estudos de Impactos Ambientais" às 19 horas, desta segunda-feira (12), no auditório do Centro de Arte e Cultura da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus (BA).

 

O SEMEIA - Seminário em Estudos de Impactos Ambientais, é um evento anual para tratar de temas socioambientais relevantes. É promovido pelo Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente da UESC e pelo Mestrado em Ciências Ambientais da UESB (Campus Itapetinga), sob coordenação dos professores: Guilhardes de Jesus Junior (DCJUR/UESC); José Adolfo de Almeida Neto (DCAA/UESC) e Luciano Brito Rodrigues (UESB).

 

Washington Novaes é um jornalista com mais de 50 anos de trajetória tratando com destaque os temas de meio ambiente e povos indígenas. Atualmente, é colunista dos jornais O Estado de São Paulo e O Popular, consultor de jornalismo da TV Cultura, documentarista e produtor independente de televisão.

 

O jornalista é autor de vários livros publicados, dentre eles: “Xingu, uma flecha no coração", Editora Brasiliense (1985); “A quem pertence a informação”, Nova - Assessoria e Publicações (1989); “Xingu”, Edição Olivetti (1985);“A Terra pede água”, Edição Sematec (1992); “A Década do Impasse”, Editora Estação Liberdade (2002); “Irã, a força de um povo e sua religião”, Editora Expressão e Cultura (1979); “TV ao Vivo”, Editora Brasiliense (1988);  “Saúde nos Grandes Aglomerados Urbanos – Uma Visão Integrada”, Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde (2003).

 

 

Programação - O V SEMEIA tem como tema central “Resíduos Sólidos” prossegue até quarta-feira (14).  O seminário vai reunir nomes de referência nacional na área de Gestão de Resíduos Terça-feira (13) e quarta-feira (14), pela manhã serão realizadas duas oficinas para convidados, uma interna sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UESC, que contará com a presença do Gestor de Resíduos Sólidos do projeto Recicla/USP, Alex Rodrigues Nogueira e uma outra para Gerenciamento de Resíduos Sólidos Municipais, abrangendo técnicos e gestores dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Uruçuca e Una.

 

Ainda na terça-feira (13), às 13 horas será realizado o painel abordando "Gerenciamento dos resíduos sólidos e aspectos institucionais e legais da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos". A palestra de abertura, "Panorama nacional e desafios do gerenciamento dos resíduos sólidos na Implementação da PNRS." será apresentada por Darci B. Campani, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretor regional da ABES.

 

A programação segue com mesa redonda com: Andrea de Barros (IBAM), destacando "Os desafios da implementação dos Sistemas de Logísticas Reversas no país"; Sabine Robra (BioMA-UESC) "A experiência alemã no gerenciamento de resíduos sólidos: aspectos do tratamento"; com a representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Salvador (SEDUR), Tônia Dourado, "Os desafios do gerenciamento de resíduos sólidos no estado da Bahia.

 

O painel "Aspectos sociais, econômicos e ambientais da gestão de resíduos sólidos" será aberto às 13 horas de quarta-feira (14/11) com a palestra "A viabilidade econômica e ambiental das formas de reaproveitamento e tratamentos dos resíduos sólidos" apresentada por Márcio Amazonas, gerente para América Latina da Plastic Technologies Inc. (Atlanta, EUA) seguida de mesa-redonda com: Sabetai Calderoni (Instituto Brasil Ambiente) abordando "Aspectos econômicos – custo do manejo de resíduos sólidos urbanos e as externalidades"; Alex Rodrigues Nogueira(USP) "Impactos ambientais e o ciclo de vida dos produtos da extração de recursos até a destinação final dos resíduos sólidos"; Carlos Henrique de Oliveira (Instituto Pólis), Propostas e desafios na sustentabilidade social do gerenciamento dos resíduos sólidos