Viciados em crack estão ´fumando´as luminárias do Centro Histórico de Ilhéus

Exclusivo. Falta muito pouco para a principal rua do Quarteirão Jorge Amado, o Calçadão Jorge Amado, principal centro comercial e turístico da cidade, fique completamente às escuras. Comerciantes denunciam uma silenciosa ação de marginais que, nos últimos dias, estão furtando lustres e lâmpadas em toda a extensão do calçadão para servir como moeda de compra do crack, que tem corrido solto naquela artéria. O novo posteamento do local foi trocado há menos de quatro meses. De lá pra cá ocorreram alguns "sumiços" do material. Mas nas últimas semanas, garante um morador da área, que prefere não ser identificado, viciados em drogas estão agindo no local e vendendo o conjunto (lâmpada e lustre) por dois reais, o equivalente a "uma pedra" da droga.

Há posteamento, como o mais próximo ao Teatro Municipal, onde há apenas uma das seis lâmpadas instaladas à época da inauguração do benefício. Levantamento feito pelo Jornal Bahia Online aponta que o sistema público de iluminação da área só está funcionando com apenas 30 por cento da sua capacidade. Comerciantes também denunciam o "sumiço" de policiais, principalmente no turno da noite e aos finais de semana.

O repórter do JBO decidiu passar pela artéria no último final de semana e constatou o perigo. "Jovem fumam crack em plena luz do dia. Famílias que atravessam o calçadão, que é uma das principais ligações do terminal rodoviário urbano para o litoral, estão correndo sérios perigos de assalto", constata. Comerciantes e moradores da área central garantem testemunhar várias ações de marginais que, desesperados pelo vício, atacam quem passa pela redondeza.

Abaixo você pode clicar nas fotos e ver, em destaque, os prejuízos públicos com o vício.