UTI em Ilhéus colapsou; quem precisar de leito, disponível Conquista ou Salvador

Geraldo Magela
Secom

Colapsou o número de vagas de UTI em Ilhéus para pacientes com Covid-19. Tanto para pacientes do SUS quanto para pacientes  de planos de saúde conveniados. Dos 50 leitos disponibilizados, todos estão ocupados. E se mais algum paciente precisar deste modelo de internação? "Terá que ser transferido para Salvador ou Vitória da Conquista", disse, há pouco ao Jornal Bahia Online  o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela. 

Ele atribui o colapso ao "o sucesso do trabalho de combate à doença que vem sendo desenvolvido na cidade". Para reforçar sua tese, Magela informa que apenas metade dos 50 leitos é ocupada por moradores da própria cidade. "O nosso sucesso atraiu pacientes de todas as regiões, inclusive de Itabuna. Se não tem lá, mandam para cá, antes era o contrário, mandavamos para lá", disse, acrescentando que, nos leitos de Ilhéus têm, hoje, pacientes de  Eunapolis, Gandu, Belmonte, dentre outros municípios baianos.

O secretário comparou as condições de Ilhéus e Itabuna no setor público de saúde. "Itabuna é macro. Somos micro. Eles receberam 9 milhões de reais para o combate à Covid-19. Nós, 3,3 milhões de reais. Temos 50 leitos de UTI e eles apenas 15", explicou.

Magela afirma que "é praxe" a decisão de transportar para Salvador e Conquista em situações como a atual. Perguntado pelo Jornal Bahia Online sobre quais seriam os hospitais nas duas cidades com disponibilidade de vagas de leitos de UTI, ele não respondeu.