Missas na Catedral continuam e produzem aglomeração de fiéis em Ilhéus

Missa realizada hoje ao meio-dia na Catedral
Maurício Maron

Na contramão das medidas tomadas pelo Vaticano durante o registro dos primeiros casos de Covid-19 na Europa, quando cancelou missas para evitar aglomeração de fiéis, em Ilhéus, a Igreja Católica insiste na realização de missas nas igrejas.

Agora há pouco, foi celebrada uma missa na Catedral de São Sebastião, com um número significativo de pessoas presentes. A "olhos nús", a medida adotada foi a abertura das portas laterais do tempo religioso. Nada mais.

O bispo de Ilhéus, Dom Mauro Montagnolli orientou os fiéis através de nota em nome das igrejas católicas de Ilhéus com recomendações sobre a Covid-19. A nota confirma a manutenção das missas. A igreja desaconselha o abraço da paz, o apertar das mãos durante o “Pai Nosso” e a distribuição das hóstias nas bocas (agora será nas mãos) .

Parta evitar aglomerações as paróquias devem aumentar o número de missas durante os finais de semana na matriz. Nas comunidades, as celebrações devem ser breves durante a semana. Idosos, diabéticos, hipertensos e doentes crônicos, incluindo seus cuidadores, devem evitar as celebrações religiosas para não correrem riscos.