Fundação estimula produção de hortas em Ilhéus

Estímulo à hortas comunitárias
Ascom

 

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, através das secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Agricultura e Pesca (Seap), a Fundação Cargill promove o programa ‘De grão em grão’, que difunde conceitos sobre alimentação saudável, acessível, segura e sustentável para alunos, educadores e merendeiras, com técnicas agrícolas e atividades lúdicas em hortas escolares. A iniciativa beneficia cerca de 800 alunos, 40 professores e 15 merendeiras de 15 escolas do município.

O programa envolve as Escolas Nucleadas de Couto, Sambaituba, Santo Antonio, Banco do Pedro, Olivença, além da Heitor Dias, no centro; Osvaldo Ramos, na Conquista; Nelson Oliveira, no bairro Nelson Costa, Fé e Alegria, no Nossa Senhora da Vitória, Pequeno Davi, no Malhado, Vovô Isaac, na Avenida Esperança; do Iguape. Além das unidades Creche Bom Pastor, no Novo Ilhéus, a Paulo Freire, no Teotônio Vilela e o CAIC, no Hernani Sá.

Desenvolvido pela Fundação Cargill, desde 2004, o programa potencializa a proposta pedagógica e o conteúdo programático das escolas municipais, com a inserção de conceitos teóricos e práticos. O contato das crianças e dos professores com as hortas estimula a pesquisa, a reflexão e a absorção de conteúdo de forma prazerosa e divertida. Após sua implantação, toneladas de hortaliças serão colhidas nos canteiros das escolas municipais para uso comunitário.

O programa ‘De grão em grão’ tem duração de três anos. No primeiro, a Fundação Cargill contribui com a montagem e a manutenção das hortas, fornecendo terra, sementes, adubo orgânico, e ferramentas, ficando a assistência técnica a cargo da Seap. Todos os alimentos colhidos são utilizados nas cozinhas das escolas e enriquecem nutricionalmente a merenda escolar. No ano seguinte, as responsabilidades são compartilhadas, de modo que o município continue a gestão do programa. No último ano, a Fundação Cargill só monitora o desenvolvimento das ações.

Treinamentos Anuais - O Programa conta com material pedagógico especial elaborado pela Editora Horizonte e revisado por nutricionistas do Serviço Social da Indústria (SESI). Além de livros didáticos, os alunos têm acesso a painéis temáticos com abordagem aprofundada sobre qualidade nas refeições, cultura alimentar brasileira, produção de alimentos entre outros temas.

Durante os três anos do Programa, os educadores são treinados para fazer um melhor aproveitamento do material pedagógico e dos conceitos do programa. As merendeiras também participam de treinamentos anuais, realizados pelas nutricionistas regionais do SESI, que compartilham dicas de higiene no preparo da merenda escolar, informações sobre obesidade, desnutrição, hipertensão e diabetes, além de instruções sobre interpretação das informações nos rótulos dos alimentos.