Marão prorroga por mais oito dias medidas de isolamento em Ilhéus

Mário Alexandre, o Marão
Secom

Novo decreto publicado pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, determina a prorrogação, por mais oito dias, dos prazos de suspensão do funcionamento de instituições bancárias, bares, casas noturnas, cabanas de praia, ambulantes, camelôs e estabelecimentos comerciais de qualquer natureza, com exceção dos serviços essenciais autorizados anteriormente.

A decisão também vale para reuniões e eventos que acarretem em aglomeração de pessoas, inclusive atividades físicas em grupo em espaços públicos ou privados, quadras, campos e afins. Também atinge o funcionamento de templos de qualquer culto (igrejas católicas, evangélicas, religião de matriz africana), bem como instituições como Rotary, Lions, Maçonaria, Centros Espíritas, e afins; além da circulação de transporte coletivo urbano e do acesso às praias.

As aulas nas escolas da rede pública municipal de ensino, também estão suspensas por mais oito dias, devendo a Secretaria municipal de Educação adotar medidas de planejamento para a adequada reposição das aulas para garantir o cumprimento do calendário letivo.

De acordo com o decreto, após este período poderá haver novas prorrogações, inclusive por períodos maiores, Também fica definido como novo horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais considerados essenciais das 08 às 18h, com exceção dos supermercados que podem funcionar até as 21h. 

Todos os estabelecimentos em funcionamento deverão, obrigatoriamente, manter regras rígidas para o contingenciamento de pessoas, limitando o acesso aos estabelecimentos em uma pessoa para cada 9m² (nove metros quadrados) de área livre para circulação dos clientes no imóvel.

Além de todas as medidas sanitárias já estabelecidas, os estabelecimentos em funcionamento devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para todos os seus funcionários e exigir o uso de máscaras para todos os seus clientes e usuários.