Para disputar final no Ballet Bolshoi, ilheense de 11 anos precisa de ajuda

O bailarino Asafe em primeiro plano
Divulgação

A dança sempre foi vista por Asafe Santos Gomes de Souza como uma arte fascinante. “Me encantei primeiramente pelas danças urbanas”, afirma. Há dois anos, Asafe resolveu investir no sonho de se tornar bailarino profissional. Hoje, aos 11, o ilheense acaba de ser aprovado na pré-seletiva no Balet Bolshoi e, no dia 17 de outubro, segue para nova etapa na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, Santa Catarina.

“A ida para a pré-seletiva do Bolshoi para mim foi uma surpresa, fui inscrito por minha Tia Eliana Fonseca, minha mãe achou que seria cedo demais para tal seleção, mas concordou com a inscrição. Tinham poucos meninos e ser selecionado foi maravilhoso”, lembra Asafe. Menino de boa formação familiar, ele sabe que a partir de agora vai ter que lidar com certos preconceitos. “Mas estou preparado para isso”, assegura.

Ele lembra que desde muito cedo a arte está presente em sua vida. Evangélico, toca bateria e faz parte do ministério de louvor da sua igreja. Seus pais são músicos e cantores e as irmãs, bailarinas. “Além dos estudos, religião e a dança, sempre que posso me reúno com meus amigos para jogar futebol”, afirma.

A notícia da pré-seleção foi comemorada no Colégio Vitória, onde Asafe estuda. “Recebi parabéns dos meninos e das meninas do 2º Ano Médio. Acredito que meninos também podem dançar ballet e está tudo certo”.

Ele conta que as meninas acabaram se aproximando mais dele por saberem que fora selecionado.  “Sabendo do meu envolvimento com a dança, durante a preparação para o Projeto Rimas e Sons da minha escola, fui convidado para ajudar nas montagens das coreografias do 6° e 7° anos, mais uma oportunidade de interagir com meus amigos e até de fazer mais amigos”.

Ajuda - A mãe de Asafe, professora Vânia Souza, explica que nesta nova etapa seletiva, em Santa Catarina, os custos serão todos do aluno. “As despesas para a fase final do Bolshoi são caras, passagens, hospedagem, alimentação”,diz. Por isso, para continuar o sonho de ser bailarino profissional Asafe vai precisar de patrocínio. Uma conta está sendo disponibilizada para quem quiser ajudar na realização do seu sonho. Banco do Brasil – Agência 5748-7 Conta Poupança – 9.500-1