Biópsias no Costa do Cacau estão lentas; administração fala em grande demanda

Hospital Costa do Cacau
Clodoaldo Ribeiro

Pacientes que estão internados no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, com suspeita de câncer e que necessitam passar por procedimento de biópsia para definir a forma do tratamento ou descartar de vez a doença, estão tendo que aguardar longos períodos para realizar o procedimento.

A fila é grande, segundo famliares de pacientes e falta informação por parte da administração da unidade. "O que a gente sabe é que tem que aguardar. Não se sabe até quando. Nem mesmo os médicos que fazem a solicitação sabem explicar o que está acontecendo", explica a irmã de um paciente, que prefere não ser identificada.

A reportagem do JBO conseguiu apurar que um dos casos, o paciente com iniciais U.C.M. (decidimos preservar o nome), aguarda desde o dia 22 de maio pela biópsia. Há, segundo relato de médicos, mais de 10 casos no aguardo da liberação.

Bom salientar que, o quanto antes for dado o diagnóstico, maiores são as chances de sobrevivência do paciente.

Procurada por nossa redação, a direção da empresa que administra o hospital informou, através de sua assessoria de imprensa, que já programou a realização do procedimento desse paciente (U.C.M.) e dos demais que aguardam na fila. "Quando a gestão assumiu já existia uma demanda, então,  foi feita uma  programação seguindo uma organização. Todos os pacientes realizarão seus procedimentos", informou a nota.

Entendendo que a nota não é clara quanto ao prazo estabelecido, o jornalista perguntou qual seria a data correta. "Essas informações sobre pacientes são passadas para o familiar", finalizou a assessoria de imprensa da empresa que administra o hospital.