Moradores do Nelson Costa comemoram reinauguração do Posto de Saúde

Posto recuperado
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A comunidade que reside no bairro Nelson Costa acordou em festa, na manhã desta terça-feira (16). Os moradores receberam um novo Posto de Saúde, totalmente equipado e abastecido para atender aos usuários. O ato contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que estava acompanhado dos secretários municipais, Geraldo Magela (Saúde) e Átila Docio (Infraestrutura) e líderes políticas e comunitários, secretários e vereadores. A reforma foi concluída em dois meses e custou R$ 115 mil reais com recursos próprios do município.

A Estratégia de Saúde da Família Nelson Costa I e II (ESF) vai atender cerca de 10 mil pessoas do bairro e adjacências. Egerflan Cardoso, 70 anos, foi um dos moradores que participou da solenidade de reinauguração. “Ver o posto voltar a funcionar é muito bom. Agora, temos atendimento pertinho de casa”, celebra o aposentado. Hélia Pinto de Moraes, 65 anos, relatou as dificuldades enfrentadas quando o posto estava fechado. “A gente tinha que se deslocar para a Urbis, e isso era muito ruim. Ser atendida aqui era o que eu mais queria”, comemorou.

Participaram também da solenidade, os secretários municipais de Serviços Urbanos, Hermano Fahning; Relações Institucionais, Sérgio Souza e Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva; superintendente de Ações Regionais, Angelito Dias; vereadores Makrisi Sá, Pr. Matos, Aldemir Almeida, Paulo Carqueja e Ery Bar; presidente da subseção da OAB em Ilhéus, Marcos Flávio, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde, coordenadores da atenção básica, profissionais do setor da saúde.

Mais uma unidade – “O trabalho continua. Mesmo depois das eleições, estamos fazendo a diferença, e da melhor forma possível. São cinco anos de desativação deste posto, uma verdadeira ruína. Este é o décimo posto de saúde entregue à população em um ano e oito meses e o que mais me deixa feliz é saber que esta é mais uma unidade que contará com profissionais médicos, odontólogos, enfermeiros e técnicos marcando assim o avanço da recuperação da saúde pública municipal”, expressa o prefeito Mário Alexandre.

Após as obras de reforma e ampliação, a ESF Nelson Costa passa a contar com consultórios de atendimento médico e odontológico, farmácia, salas de espera, triagem, curativo e vacinas. O posto dispõe ainda de área para depósito de materiais de limpeza, administração, copa e banheiros masculino e feminino.

O secretário Geraldo Magela destacou que a entrega da unidade simboliza o compromisso da atual gestão em fazer avançar o programa de reestruturação da rede de atenção básica à saúde em Ilhéus. “Aqui, é a realização de um sonho. Quando a Administração Municipal constrói junto com a comunidade, surgem coisas maravilhosas. Esta é uma Estratégia de Saúde da Família que vai ofertar o Programa de Saúde da Família, com dois médicos no posto para um atendimento mais digno à comunidade”, explicou.

Átila Docio disse que a reforma e ampliação do Posto de Saúde Nelson Costa faz parte do bojo de obras com recursos municipais. “Teremos muito mais obras pela frente, a exemplo do novo Posto de Saúde Sarah Kubitschek, símbolo maior do descaso com a saúde pública no município de Ilhéus, que estava em ruínas. O posto passa por obras de reforma e ampliação, com previsão de entrega para dezembro deste ano. Finalizaremos o ano de 2018 com 11 novas unidades de saúde totalmente recuperadas”, informou.