Posto de Saúde do Nelson Costa será reinaugurado na próxima terça

Mais um posto reformado
Secom/Rodrigo Macedo

A atenção básica à saúde em Ilhéus ganha um reforço, com a reinauguração do Posto de Saúde do Nelson Costa, localizada na Zona Sul, na próxima terça-feira (16), 9 horas. O ato marca o fim de um longo período de desativação, e contará com a presença do prefeito Mário Alexandre, secretário municipal de saúde, Geraldo Magela, autoridades, moradores e profissionais do setor.

A entrega do posto à comunidade fortalece o projeto governamental de reestruturação da rede de atenção básica do município, uma prioridade da atual gestão. Segundo o gerente de Engenharia e Fiscalização de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), Joelito Rezende Júnior, a Prefeitura de Ilhéus investiu R$ 115 mil na conclusão da obra de reforma do Posto do Nelson Costa.

As obras de construção, reforma e ampliação dos postos de saúde de Ilhéus envolvem investimentos da ordem de aproximadamente R$ 3,1 milhões, resultado de convênios com os governos federal e estadual. Conforme Joelito Júnior, são dois grupos de obras em andamento no município. “As obras remanescentes das gestões anteriores, que nós estamos concluindo agora e as obras que começamos do zero, fizemos todo o processo de licitação, contratação e construção”, explica o engenheiro.

A ordem de serviço para a reforma do Posto de Saúde Nelson Costa foi assinada em agosto deste ano e a obra ficou pronta em dois meses. “É uma unidade muito importante para a rede pública de saúde de Ilhéus, pois atende cerca de 10 mil pessoas. Encontramos fechada e abandonada e assumimos o compromisso de reestruturar e modernizar”, enfatiza o prefeito.

O cronograma de reestruturação da rede de atenção básica prevê a entrega de mais cinco unidades de saúde até dezembro: Postos de Saúde Almiro Vinhaes, na Princesa Isabel; Sarah Kubtschek, no Malhado; Herval Soledade, no Pontal; Avenida Esperança e Banco da Vitória.