Ilhéus realiza o II Seminário de Gestão, Conselho e Políticas Culturais

Oficina de produção cultural
Secom/Rodrigo Macedo

O II Seminário de Gestão, Conselho e Políticas Culturais teve início nesta sexta-feira, 28, com a realização da oficina de produção e elaboração de projetos, na sede da secretaria municipal de Cultura (Secult) de Ilhéus. A abertura oficial do evento acontece no Teatro Municipal de Ilhéus, às 19h30min, com a conferência sobre "Cultura e Diversidade em tempos sombrios", proferida pelo ex-secretário de Cultura da Bahia, Antônio Albino Canelas Rubim. As atividades seguem no sábado (29) e domingo (30), commesa-redonda, roda de conversa, palestras e apresentações artísticas.

Realizado através de parceria entre a Comunidade Tia Marita, a Secretaria de Cultura do Município de Ilhéus e a Coordenação da Pós-Graduação em Gestão Cultural, Lato Sensu (Departamento de Letras e Artes - DLA), com apoio da UESC/PROEX, o Seminário tem como objetivo discutir os problemas e desafios da diversidade cultural, da gestão, preservação e manutenção do patrimônio artístico e cultural, e os problemas relativo às fragilidades das políticas culturais ou sua inexistência, e a atuação dos conselhos de cultura, nesses tempos de crises e de insensibilidades.

 

A produtora cultural Juliana Machado, ministrou a oficina de produção e elaboração de projetos, na tarde de sexta-feira. Conforme declarou, a finalidade do trabalho é “apresentar aos jovens e interessados na área cultural como elaborar um projeto de forma concisa, coerente para que a gente possa buscar financiamento para esses projetos, para que eles possam sair do papel e realmente acontecerem de verdade”, acrescentou.

 

Para a aluna da 3ª turma do curso de especialização em Gestão Cultural da Uesc, Sara Aragão, a oficina é de extrema importância para que os produtores culturais regionais aprendam cada dia mais como elaborar projetos que sejam eficazes, inclusive, para concorrer em editais.

 

A programação contou com show de Eloah Monteiro e Banda Quente e os lançamentos do DVD da I Caminhada Contra a Intolerância Religiosa em Ilhéus e da II Caminhada que acontecerá no mês de outubro. À noite, houve ainda o lançamento do livro "Manual do Conselheiro de Política Cultural", de autoria de Pawlo Cidade, secretário de Cultura de Ilhéus.

 

Confira aqui a programação de sábado e domingo:


Sábado (29)

9h às 12h30 - Roda de Conversa

"Diversidade e Patrimônio"

João Carlos (IPAC), Zulu Araújo (FPC), Carol Érika (FMT), Claudiana Figueiredo (SEBRAE)

 

14h às 16h30 - Roda de Conversa

"Diversidade e Políticas Culturais"

Kátia Costa (BA), Alexandre Barbalho (CE), Ana Vaneska (BA)

16h45 às 18h45
"Gestão Cultural na prática: Desafios e Ad(i)versidades" 
Alessandro Fernandes (Itabuna/BA), Pawlo Cidade (Ilhéus/BA), Emílio Tapioca (Andaraí/BA) e outros convidados

19h00 
Ensaio Aberto da primeira parte do espetáculo "Uma Certa Mãe Coragem", com o Teatro Popular de Ilhéus

 

Domingo (30)

9h às 12h30

Roda de Conversa "Diversidade, Gestão e Formação: Desafios, políticas e estratégias"

Cesar Siqueira Bolaño (SE), José Márcio Barros (BH) e Fernando Oliveira (BA).