Cursos profissionalizantes qualificam moradores de Sambaituba

Moradores do distrito de Sambaituba estão sendo atendidos com cursos profissionalizantes de Panificação Básica e Auxiliar na Preparação de Doces e Conservas, promovidos pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). A aula inaugural foi realizada na segunda-feira (17), no Ginásio de Esportes local.

 

Os cursos, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), dão direito a certificado reconhecido nacionalmente e contribuem para a qualificação profissional da população assistida pela SDS. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, destaca a importância de profissionalizar os beneficiários do programa Bolsa Família para o mercado de trabalho. “Estamos iniciando mais uma etapa. Já realizamos os cursos para os moradores das territorialidades do Cras Oeste, no Bairro Banco da Vitória, Cras Vilela, no Teotônio Vilela, e agora chegamos ao Cras Norte, atingindo o interior, no distrito de Sambaituba”, explica.                           

 

Alexandra  de Souza Castelo, dona de casa, está matriculada no curso de Panificação. Ela considera a iniciativa como um enriquecimento para todos os participantes, além de ajudar na renda familiar. Adriana dos Santos Nascimento, também dona  de casa, que participa do curso de Doces, destaca a importância do aprendizado. “Estou desempregada, já trabalho com doces e o curso será uma oportunidade muita boa pra mim, pois vai ajudar na minha renda e profissionalização, além de garantir o certificado”, destacou a aluna. 

     

Os cursos são realizados de forma itinerante na carreta do Senai. Nessa etapa, 200 beneficiários serão profissionalizados. No dia 8 de outubro, também serão iniciadas as turmas do CRAS Sul, com aulas de Auxiliar na Fabricação de Pizzas e Produção de Salgados e Folhados. No dia 29 de outubro, o Cras Olivença receberá os cursos de Auxiliar na Preparação de Doces de Conservas e de Confeitaria Básica.