Autorizado estudo para inserção de biomédicos na saúde

Acordo foi fechado durante encontro
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Após ouvir relato da biomédica Cheila Mendes sobre as atividades da profissão, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, autorizou a realização de estudo sobre a viabilidade de inserção desses profissionais em concursos públicos do município, a fim de fortalecer o atendimento da rede de saúde municipal. A reunião, solicitada pelo vereador Fabrício Nascimento, foi realizada no último dia 10, no auditório do Centro Administrativo, com a participação de vários estudantes universitários.

 

A biomédica fez uma explanação técnica sobre as várias atividades que o profissional de Biomedicina realiza e como ele pode contribuir na área da saúde no município. Entre elas, pesquisa sobre doenças que afetam os seres humanos, exames e testes de laboratório, estudos relativos aos processos fisiológicos e químicos em organismos e funções dos organismos celulares e das proteínas.

 

Atualmente, o curso de Biomedicina em Ilhéus é oferecido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Faculdade Madre Thaís. O prefeito Mário Alexandre elogiou a iniciativa da biomédica, e solicitou ao procurador geral do município, Jefferson Rodrigues, que analise a possibilidade de inserção do cargo em eventual concurso.

 

Jefferson Rodrigues disse que o município fará um estudo de demanda sobre a necessidade da realização de atividades inerentes às funções do biomédico, para, a partir daí, estimar a quantidade de cargos e outros aspectos, pois na estrutura administrativa de Ilhéus ainda não existe esta profissão.