Logística para o Verão 2018-2019 integra vários setores da cidade

Cidade se organiza para o verão
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A Secretaria de Turismo e Esportes de Ilhéus (Setur) definiu o planejamento dos serviços essenciais para a logística da cidade no verão 2018/2019 e divulgou o calendário oficial de eventos durante a temporada. As ações integram outros setores da administração municipal, nas áreas de segurança, limpeza, iluminação e trânsito.

A integração entre os órgãos municipais tem como objetivo preparar a cidade para atender o aumento do fluxo e elevar o nível de satisfação do turista, contribuindo assim para seu retorno. O planejamento inclui o reforço no transporte público, especialmente aos finais de semana, horários extras da coleta do lixo e extensão dos horários do transporte público em dias de evento.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, disse que a equipe identificou os pontos fracos que precisam ser melhorados, e assim entregar a cidade ao turista em pleno funcionamento, com atrativos e eventos turísticos como ele espera. “O turismo agrega valor à cidade, fortalece a economia, gera emprego e renda direta e indiretamente para o município”, destaca o secretário.

Calendário de Eventos – Confirmadas a chegada do primeiro cruzeiro marítimo na cidade (20 de novembro), Réveillon (31 de dezembro) e o projeto Vem Louvar Verão (1º de janeiro). Dias 12 e 13 de janeiro, a tradicional Puxada do Mastro em Olivença e 18 de janeiro, Lavagem da Escadaria da Catedral. No mês de fevereiro, acontece a festa de Iemanjá (2), e o Carnaval dos bairros no Malhado e Hernani Sá (23 e 24). Em março, estão programados o Bloco Carnavalesco do Zé Pereira, no Pontal (1º) e o Carnaval oficial da cidade (1º a 05).

Durante a temporada de Verão, acontecem também eventos promovidos pela iniciativa privada. Festival Batuba Beach Sound, de 28 a 31 de dezembro e 05 de janeiro; Feira de Moda Verão e o parque de diversões, de 02 de dezembro a 27 de janeiro e o Festival Chocosummer, de 15 de dezembro a 15 de março, na Avenida Soares Lopes.

O diretor de Fomentos e Promoção do Turismo, Gerson Marques, informa que o planejamento do verão deve durar cerca de 45 dias. “Ouviremos diversos setores do governo municipal e iniciativa privada, a fim de realizar um trabalho intenso e eficiente”, enfatizou.