Marão discute com a Valec projetos de compensação ambiental pela Fiol

Marão durante debate sobre a Fiol
Secom

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, reuniu-se com o presidente da Valec, Handerson Cabral Ribeiro, empresa pública responsável pela construção da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto (antiga Fiol), nesta terça-feira (14), em Brasília-DF. Acompanhado pelo secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Alisson Mendonça, e a superintendente municipal de Meio Ambiente, Joélia Sampaio, o prefeito apresentou os projetos de compensação ambiental pela instalação do empreendimento e solicitou celeridade para garantir a construção da obra ainda neste semestre.

Na oportunidade, o prefeito entregou à superintendente de Meio Ambiente da Valec, Paula Durante Tagliari, os projetos de Revisão do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Boa Esperança e do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Encantada e Rio Almada. Segundo ele, o município de Ilhéus foi elogiado pelo adiantamento dos termos. “A superintendente Paula Tagliari disse que seremos a primeira cidade a receber o recurso”, adiantou o prefeito Mário Alexandre.

Por outro lado, o governador da Bahia, Rui Costa, recebeu, na segunda-feira, 13, os presidentes e vice-presidente das quatro empresas chinesas que integram o consórcio com a Bahia Mineração para a exploração de minério de ferro de Caetité, construção do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). Na reunião, foram abordados aspectos técnicos e o potencial de cada um dos empreendimentos, além de medidas para acelerar o processo de aprovação dos projetos tanto no Brasil quanto na China. O governador Rui Costa destacou a contribuição desses investimentos para o desenvolvimento econômico e social da Bahia.