Escritores grapiúnas lançam livros durante Semana de Cultura Jorge Amado

Jorge homenageado
Divulgação

Os escritores grapiúnas Cyro de Mattos, Gérson dos Anjos, Gustavo Felicíssimo, José Maria Soares e Geraldo Magela participam do lançamento coletivo de livros promovido pela Secretaria da Cultura de Ilhéus (Secult), em parceria com a editora Mondrongo, nesta quinta-feira (9). A solenidade, que faz parte da programação da Semana de Cultura Jorge Amado, acontece na Casa de Cultura Jorge Amado, às 19 horas.

As obras literárias dos autores convidados são “Todo o peso terrestre”, de Cyro de Mattos; “Carta a Rubem Braga”, de Gustavo Felicíssimo; “Natalino, o homem que jogou na loteria”, de José Maria Soares; “Imagens”, de Gerson dos Anjos; e “Igreja Nossa Senhora da Escada”, de Geraldo Magela.

Aniversário – A programação em homenagem a Jorge Amado, no dia 10 de agosto, data de aniversário de nascimento do escritor, inclui a entrega do prêmio do concurso de crônicas de Gabriela, 17 horas e a Tenda de Jorge, espaço destinado à divulgação da sua obra, instalado em frente à Casa de Cultura, no centro histórico de Ilhéus, das 9 às 18 horas.

Também serão realizadas, no mesmo dia, a apresentação Batukagêge e o Baile dos Coronéis, na Rua Jorge Amado, a partir 17 horas. E ainda a abertura do Espaço Zélia e Jorge, com o Sarau na Academia, 18 horas, na Academia de Letras de Ilhéus.

Academia - O Sarau na Academia terá a Exposição Arte Cemiterial Grapiúna, organizada pelo pesquisador e escritor André Rosa; Roda de Conversa sobre a Obra de Jorge Amado, mediada por Ramayana Vargens e apresentação musical com Edu Neto & Convidados, Cláudio Vieira e Cabeça Isidoro.

Na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus, o público pode conferir a exposição da artista plástica Manu Pessoa, disponível até o dia 31 deste mês, sempre das 9 às 18 horas.  A mostra, com trabalhos em pintura naif e acrílica, convida a uma releitura da obra de Jorge Amado.

Todos os eventos contam com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secult.