Iniciada obra de recapeamento asfáltico em ruas e avenidas

Mais qualidade das ruas
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Por determinação do prefeito Mário Alexandre Sousa, a obra de recapeamento asfáltico nas principais ruas e avenidas de Ilhéus teve início na manhã desta segunda-feira, 16, sob a supervisão do secretário municipal de Infraestrutura, Transportes e Trânsito, Átila Docio. As obras começaram na Avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado. De lá, a equipe segue para a Cidade Nova e, em seguida, para a Praça Cairu, na zona central da cidade.

Segundo o secretário Átila Docio, cerca de 38 vias urbanas receberão a obra de recapeamento asfáltico, perfazendo um total de 17 quilômetros. Artérias importantes da cidade, como a Rua 13 de Maio, no Pontal, a Avenida Itacanoeira, no Jardim Savóia, e Avenida Lótus, no Bairro Nelson Costa, também serão contempladas com o recapeamento.

A obra representa um investimento de R$ 7.151.925,16, através de convênio entre a Prefeitura de Ilhéus e o Governo da Bahia, através da secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano, tendo como órgão intermediador, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado Bahia (Conder). O serviço está sendo executado pela empresa CTA Empreendimentos Eireli.

Manutenção – Na próxima quinta-feira, 19, deve ser iniciada a aplicação do asfalto, com a utilização da usina asfáltica do município, que volta a operar após ter sofrido um crime de sabotagem, confirmada através de perícia, cuja investigação está sob a responsabilidade da Polícia Civil. 

O secretário municipal de Infraestrutura, Transportes e Trânsito, Átila Docio, informa que durante o programa de recapeamento serão realizadas também intervenções nos sistemas de drenagem e manilhamento, com recursos próprios do município.

“Tudo o que Ilhéus vem passando em relação aos buracos nas vias urbanas serão sanados. O que era utilizado, era um asfalto sobre camada, sem nenhum preparo. Hoje, nós estamos tendo o cuidado da fresagem, que é a remoção do asfalto antigo, o tratamento dos borrachudos, e só depois a aplicação do novo asfalto”, explica o secretário.  

Etapas - A obra de recapeamento asfáltico é dividida em três etapas; fresagem, execução do asfalto e sinalização horizontal.  A fresagem é a etapa de remoção do asfalto antigo; em seguida, a aplicação do novo asfalto, que será realizado com a utilização da usina asfáltica municipal. Ao final, a sinalização horizontal, com pintura das divisões dos eixos e das faixas de pedestres.