Unidade de Saúde do Hernani Sá está funcionando após reforma

Atendimento em alta
Secom/Rodrigo Macedo

Reinaugurada durante as comemorações de aniversário da cidade, pelo prefeito Mário Alexandre, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Hernani Sá está funcionando plenamente, com atendimento médico, de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas. Na manhã desta segunda–feira, 9, o posto estava cheio, realizando atendimentos com a médica pediatra, Dra. Aline Nunes, a ginecologista, Dra. Silvana Otero, e o enfermeiro responsável pela unidade, Fábio José Santos, que atende aos programas de saúde.

“Melhorou tudo! Na última vez em que estive aqui, estava muito feio, sem estrutura nenhuma, tudo destruído. Agora, está bem melhor”, destaca a estudante Rafaela Mota, que levou o filho de três meses, Lorenzo Gabriel, para atendimento com a pediatra. Da mesma forma, a senhora Suylander Vasconcelos, mãe de Maria Luiza, fez o seu relato: “A mudança foi ótima, sem falar nos atendimentos. Agora, temos até farmácia e não preciso me deslocar para outo posto”, ressalta.

A Unidade de Saúde do Hernani Sá foi reinaugurada e entregue à população ilheense no último dia 28, aniversário da cidade, totalmente reformada e com novos equipamentos, voltando a oferecer atendimento médico com o clínico geral, ginecologista, ginecobstreta e pediatra, além de enfermeiros, exames pré-natal e de prevenção ao colo de útero e vacinação.

A população dispõe também do teste do pezinho, nebulização, planejamento familiar e assistência em curativo. Segundo informação da secretaria de Saúde, em breve, a Unidade também realizará marcação de exames e atendimento odontológico para os moradores do bairro e do entorno, a exemplo do Nossa Senhora da Vitória e Alto da Bela Vista.

A enfermeira Juliana Rocha ressalta que, além de melhorar para a comunidade, os profissionais também foram beneficiados com a reforma. “Trabalho aqui há sete anos e nunca aconteceu uma reforma como essa, só pequenos reparos, como pintura, e acabava piorando a estrutura da unidade, porque tiravam as coisas do lugar e não arrumavam o local. Agora, sim, temos aparelhos de ar condicionado na sala, equipamentos e profissionais médicos atendendo”, acrescenta.

Reforma - De acordo com a secretaria de Saúde, dentre as intervenções realizadas na Unidade estão à construção do muro externo, revisões elétrica e do telhado, piso intertravado, portas, banheiros, assentamento de bancadas, forro, luminárias, pintura externa e interna, instalação de condicionadores de ar e esquadrias de alumínio para as janelas. A reforma representa uma antiga reinvindicação da população.

PA Zona Sul – Além da Unidade de Saúde do Hernani Sá, a comunidade conta ainda com o Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul, 24 horas, com serviço de urgência e emergência. A unidade pertence à Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Tancredo Neves, à margem da Rodovia BA-001, no trecho entre Ilhéus e Olivença.