Nazal ouve que apenas 40 por cento da ponte está executada

Ponte nem está na metade
Secom/Rodrigo Macedo

O prefeito de Ilhéus em exercício, José Nazal Soub, realizou, na tarde desta terça-feira, dia 3, visita à obra de construção da nova ponte que ligará o centro à zona sul da cidade. Ele foi recebido pela equipe técnica responsável pelo acompanhamento da obra, que já tem 40 por cento dos trabalhos executados. De responsabilidade do governo do Estado, a celeridade na construção da primeira ponte semi-estaiada da Bahia é uma das preocupações do governador Rui Costa.   

José Nazal afirmou que o objetivo da visita foi saber sobre o andamento da obra, já que diariamente é cobrado por informações em relação à execução dos trabalhos. Na oportunidade, o engenheiro Suzano Menezes, gerente de contratos da OAS – construtora responsável pela obra, informou que a conclusão total dos serviços só deve ocorrer no ano que vem. Ele acrescentou que a obra do viário norte (ligação entre a Avenida Soares Lopes e a nova ponte) teve que ser interrompida nos últimos dias em virtude das fortes chuvas.

Com relação às questões ambientais, os técnicos confirmaram que tanto as pedras como a areia utilizadas no avanço sobre a Baía do Pontal serão retiradas após o término da obra. O ambientalista Alex Coutinho, da empresa terceirizada de fiscalização, informou que nos próximos dias deverá ser iniciado o estudo da biota (conjunto de seres vivos de um ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros grupos de organismos). O trabalho será realizado mediante termo de cooperação técnica entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do governo da Bahia.

Na recente visita feita à região, no último dia 20, o governador assegurou que a obra de construção da nova ponte de Ilhéus está com o pagamento em dia, e ponderou que “algumas empresas conseguem entregar algumas obras mais rápido do que outras. O Estado não escolhe a empresa que vai vencer e nem orienta sua equipe a tal, simplesmente respeita e faz a licitação de forma transparente. Mas durante o processo, ganham empresas que não estão em condições de manter um ritmo acelerado de obras”, declarou.

Projeto - A obra permite uma ligação suspensa por cabos de sustentação que partem diretamente de um mastro até o tabuleiro da ponte. Além da ponte, o projeto contempla a construção de dois quilômetros de acessos, divididos entre o norte e o sul, que vão requalificar e valorizar parte da orla de Ilhéus, e servirá para requalificar o padrão de mobilidade urbana de Ilhéus, garantindo mais acessibilidade e o fortalecimento do turismo na região. A ponte semi-estaiada de Ilhéus terá 533 metros de comprimento, com quatro faixas de rolamento, uma ciclovia e uma faixa exclusiva para pedestres.