Especialista aponta desafios e oportunidades para o segmento de panificação

Emerson Amaral
Maurício Maron

Os desafios das empresas do setor de panificação e massas para se manter no mercado competitivo esteve em debate nesta quarta-feira, 20, em Itabuna, durante o Workshop de Inovação sobre “Criatividade e Inovação no processo produtivo do segmento de panificação e massas alimentícias”. O evento integra as ações do Sebrae Conecta e foi conduzido pelo vice-presidente do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), Emerson Amaral.

O especialista apresentou indicadores do ITPC, que registraram o crescimento do segmento de panificação em 3,2 % no ano de 2017, apesar do cenário turbulento no país. Ainda sobre esse período, ele destacou a queda de 1,7% no fluxo de clientes nas panificadoras, que, segundo ele, devem-se ao aparecimento de outras fontes de consumo, a exemplo dos foodstruks.

De acordo com Emerson,os modelos de negócios que antigamente eram aplicados nas empresas, hoje, não se adequam mais à realidade do consumo, que está focado na necessidade do cliente. Pensando nisso, ele enfatiza que é necessário repensar no novo comportamento do consumidor e provocar o consumo de novos produtos.

“O momento agora é para provocar o consumo dos clientes, a partir da oferta de outras opções de produtos, estruturar e ter mais ganho no processo produtivo, desenvolver ações para agregar valor a esses produtos e inovar no consumo para aproveitar os momentos de oportunidade de vendas, a exemplo do período junino”, reforçou.

Diante desse cenário, os empresários estão buscando outras formas de chamar a atenção dos clientes. “Essas estratégias vão desde a melhoria na infraestrutura de seus estabelecimentos, até a inserção de outras opções de produtos que vão além do famoso pão francês”, revelou a gestora da panificadora Super Pão, em Itabuna, Línea Duarte.

Variedade

Cresce no mercado também a oportunidade de investir na produção e comercialização de produtos sem glúten, sem lactose e sem conservantes. É com o foco nessa linha de produção, que o casal Karisa Vilas Boas e João Carlos estão há dois meses investindo na fabricação de pães, muffes e cokies.

Os produtos já estão sendo comercializados em 15 empresas revendedoras, entre padarias, supermercados e lojas de produtos naturais nas cidades de Itabuna, Ilhéus e Itororó. “O desafio agora é ampliar a variedade de produtos, como massas, pizza, sobremesas”, declarou Karisa.