Reunião com secretário da SJDHDS assegura repasse para o Social

Reunião proveitosa
Secom

O secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, participou de uma reunião com o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do estado, César Lisboa, para discutir a liberação dos pagamentos de recursos dos exercícios anteriores (DEA) referente ao cofinanciamento da assistência social dos anos de 2016 e 2017. Os valores giram em torno de 1 milhão e 300 mil reais e não foram repassados para o município de Ilhéus em função  das inadimplências das contas da gestão passada com o estado da Bahia. O encontro foi intermediado pela deputada estadual, Ângela Sousa.

A Prefeitura de Ilhéus entrou com uma ação cível pública para tentar liberar os repasses. “Tentamos fazer uma agenda desses repasses, demos entrada em uma ação civil pública, mas não tivemos êxito devido às contas que ficaram em aberto”, informa o secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva. O secretário ressalta que apenas o repasse do ano de 2018 conseguiu ser desbloqueado e a expectativa é que a partir dos meses de julho ou agosto as verbas comecem a chegar no município.

Durante a reunião ficou alinhado ainda que o município receberá nos próximos meses o programa do leite (PAA do Leite). “Não será fácil, as verbas sociais vêm sendo reduzidas nos últimos anos e, com poucos recursos, é um desafio para a gestão conseguir gerar desenvolvimento social com a diminuição de recursos para trabalhar com as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade”, finaliza.