Encontro em Ilhéus promoveu interação e estratégias de inovação

Encontro e troca de experiências em Ilhéus
Mauricio Maron

Com o objetivo de promover o networking entre os empresários locais e estimular a inovação nos seus negócios, o Sebrae Ilhéus realizou nesta quarta-feira, 13, o 2º Café do ALI - Agente Local de Inovação. O encontro foi também uma oportunidade para os empresários conhecerem as ferramentas eficazes para o uso profissional das mídias digitais.  

Desde o ano passado, empresários de Itabuna e Ilhéus estão sendo acompanhados pelos Agentes Locais da unidade regional do Sebrae em Ilhéus, com o objetivo de fomentar nessas empresas a prática da inovação na gestão dos negócios. São dois anos de orientação e acompanhamento feitos pelos agentes, bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) capacitados pelo Sebrae para acompanhar as empresas, sem nenhum custo.

 

O encontro realizado nesta quarta, segundo a gestora do projeto no Sebrae, Claudia Iglesias, é fruto das atividades de diagnóstico, realizadas pelos agentes de forma individual nas empresas, sendo também uma oportunidade de fazer com que os empresários se conheçam e possam interagir dentro dos seus segmentos. O objetivo, de acordo com o ALI Renato Macedo, é que “os empresários possam se ajudar, e que eles desenvolvam uma relação de parceria com as empresas concorrentes”.

 

Durante a palestra, que tratou da utilização das redes sociais na divulgação de produtos e serviços, Renato revelou que esta foi uma das principais temáticas demandadas pelos empresários, tendo em vista que são recursos muito utilizados nos seus negócios. Para o palestrante Janderson Rocha, especialista na área digital, “a ideia foi passar a maneira correta de utilizar as mídias digitais nas empresas para não incorrer em erros futuros”.

 

Dentre os participantes do projeto, o empresário Elder Florêncio Galvão, da Toltec – Toldos e Coberturas, e sua sócia Marlene Andrade revelaram que a empresa está atuando no mercado há quase cinco anos e um dos diferenciais é a valorização profissional, do respeito ao ser humano, aos clientes e aos fornecedores. Além disso, Marlene declarou que, “com a ajuda do ALI, tem conseguido institucionalizar as ações, que antes eram feitas de modo aleatório”.

 

Este e outros depoimentos positivos foram apresentados pelos empresários presentes no encontro. Segundo o gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, o evento integra o calendário de atividades do programa ALI e são sempre realizados para “promover a integração entre os profissionais da classe, conhecer as soluções oferecidas pela entidade e melhorar a competitividade através das ações de inovação”.