Nova mobilização pela vacinação contra a gripe acontece no sábado

Novas oportunidades de vacinação
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Quem ainda não pode se vacinar contra o vírus da gripe Influenza, em Ilhéus, tem até o dia 1º de junho para a imunização nos postos municipais de saúde, de segunda a sexta-feira. Outra oportunidade para isso também ocorre no próximo sábado, dia 26, em nova mobilização municipal pela campanha de vacinação contra a gripe, em pontos fixos instalados em várias regiões da cidade. Uma equipe volante percorre as localidades da zona rural.

Segundo a coordenação de Imunização da secretaria municipal de Saúde (Sesau), no próximo sábado, a vacinação funcionará e postos extras montados Terminal Rodoviário Urbano, no calçadão da Rua Marquês de Paranaguá (proximidades da Farmácia Vellanes), na Central de Abastecimento do Malhado, no CAE III (antigo Sesp) e na sede da Associação de Moradores do Teotônio Vilela, no período das 8 às 12 horas.  

Conforme dados da coordenação de Imunização da Sesau, na terceira semana da campanha, 20.999 ilheenses já receberam as doses da vacina, o que representa 51,48 por cento da cobertura do público alvo. “Os grupos que são vacinados são escolhidos exatamente pelo papel, pelo risco, por estarem expostas às formas mais graves ou eventualmente participam da cadeia de transmissão”, explicou a chefe do setor de Imunização, Walkiria Cardeal. Segundo ela, a meta é atingir 90 por cento de cobertura vacinal. Esse aumento leva em consideração os últimos anos no país, quando a meta ultrapassou 80 por cento.

Seu João e a mulher não perderam a oportunidade. “Essa vacina é boa e a doença não é coisa boa, não”, disse Seu João Silva, de 65 anos. Idosos como eles, grávidas, mães de recém-nascidos, trabalhadores da área de saúde, professores, indígenas, crianças, estão todos nos grupos prioritários para vacinação. Já Glória da Silva, 67 anos, diz que está ciente de todos os benefícios da vacina e que acha importante se imunizar. “A vacina está nos dando vida melhor, sem ela é arriscado à gente adoecer, e a vacina bota você mais pra cima”, disse a idosa.

Também são contempladas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, como doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Vacinômetro – De acordo com a secretaria de Saúde, foram disponibilizadas mais vacinas em alguns postos de saúde da cidade, como no Centro de Atendimento Especializado-CAE III (prédio da antiga Fundação Sesp), nos PSF (Programa de Saúde da Família) dos bairros da Conquista, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória e também nas unidades do CSU, Olivença e Morada do Porto (Banco da Vitória). 

 Zona rural – Para cumprir a meta, as equipes continuam atuando na zona rural do município. Ontem, dia 21, por exemplo, foi à vez da população residente no Assentamento Frei Vantuir e ramais, localidade que fica na zona oeste da cidade. Além desta, os trabalhos também aconteceram na região do Retiro. Nesta terça-feira (22), as equipes estão no Japu, Tibina e Oiteiro. Na quarta-feira, 23, tem imunização no Serrado, Areia Branca e adjacências. Na quinta-feira, em Banco do Pedro, Santo Antônio e ramais. E no dia 25, sexta-feira, nas localidades de Banco Central, Rio do Engenho e entorno.