Ilhéus
Debatidas formas de combate ao abuso de crianças e adolescentes
Turma da APAE fez apresentação especial

Crédito: Secom/Rodrigo Macedo

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva, participou, como representante do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, da audiência pública realizada na Câmara de Vereadores com a finalidade de debater as novas formas de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu na tarde de quinta-feira, 17, como parte da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

“Durante toda essa semana, o munícipio, junto com a comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, vem realizando diversas ações de mobilização e sensibilização da sociedade no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Estamos na luta para erradicação do abuso e exploração sexual no município”, destacou Rubenilton.

 

A Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi incluída no calendário oficial do município, através da Lei 3.876/2017, de autoria do vereador e presidente da comissão Direitos Humanos da Câmara, Pastor Matos.

“Esse chamamento é para que toda a sociedade se mobilize no enfrentamento aos diversos tipos de violência contra crianças e adolescentes. Nosso dever é ficarmos atentos e propor novas políticas públicas que erradiquem o abuso e a exploração sexual”, salientou Matos.

Sociedade Civil - Durante a audiência, os alunos da APAE fizeram uma apresentação cultural como forma de manifestação da causa. Os alunos do terceiro semestre do curso de Direito da Faculdade Madre Thaís, exibiram um vídeo documentário sobre os diversos tipos de violência e sobre a atuação dos órgãos competentes no enfrentamento.

A juíza titular da Vara da Infância e da Juventude de Ilhéus, Dr.ª Sandra Magali, também presente à audiência pública, ressaltou o importante papel que a sociedade tem em proteger a criança e o adolescente. “A integração da rede não se restringe ao Conselho Tutelar, Polícia ou órgãos da Justiça. Essa rede de combate à violência contra criança deve ser formada por todos nós, a responsabilidade é de todos”, acrescentou.

Ela lembrou ainda que, no ano de 2016, através do Disque 100, mais de 17 mil casos foram denunciados, “porém as estatísticas afirmam que o número de denúncias permeia apenas 10 a 15% dos casos. Precisamos construir ações para prevenir e combater a violência contra nossas crianças, aumentando a rede de proteção que atenda a vítima e sua família”, salientou a juíza.

Participaram do evento, representantes de diversos órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente, a exemplo do Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS PAEF), Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude. Estiveram presentes os vereadores Ivo Evangelista, Juarez Barbosa, Gil Gomes e Makrisi Sá.


Turma da APAE fez apresentação especial

Crédito: Secom/Rodrigo Macedo

 
Mais Notícias
   14/8/2018 - Programa De Férias Com o Ex Brasil grava a terceira temporada na cidade
   14/8/2018 - Logística para o Verão 2018-2019 integra vários setores da cidade
   14/8/2018 - PETI recebe medalha de honra pelo trabalho
   14/8/2018 - SDS realiza mutirão itinerante no bairro Nelson Costa
   14/8/2018 - Indicadores da Saúde serão apresentados nesta quinta
   14/8/2018 - Marão discute com a Valec projetos de compensação ambiental pela Fiol
   13/8/2018 - Recuperação da usina viabiliza início do Programa Asfalto Legal
   13/8/2018 - Saúde intensifica vacinação contra polio e sarampo
   13/8/2018 - Programa Despertar esclarece moradores do Banco Central
   13/8/2018 - Assinada ordem de serviço para recuperação da Unidade de Saúde do Nelson Costa
   13/8/2018 - Ilhéus comemora sua Padroeira nesta quarta
   10/8/2018 - Rede de atenção básica da saúde terá participação da Liga do Trauma da Uesc
   10/8/2018 - Vilas Boas participa de Encontro de Integração Ensino e Serviço da Saúde
   10/8/2018 - Vilas Boas participa de Encontro de Integração Ensino e Serviço da Saúde
   10/8/2018 - Defensoras Públicas Federais esclarecem dúvidas sobre direitos previdenciários
   9/8/2018 - Viabilizada capacitação para mototaxistas
   9/8/2018 - Escritores grapiúnas lançam livros durante Semana de Cultura Jorge Amado
   9/8/2018 - Alinhado repasse para o Fundo da Infância e Adolescência
   9/8/2018 - Audiência pública discutiu o Plano Municipal de Educação
   9/8/2018 - Reivindicações do setor de transporte escolar são atendidas



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout