Dia D de Combate à Exploração sexual leva pessoas às ruas de Ubaitaba

Ato em Ubaitaba
Divulgação

Ubaitaba participou hoje do Dia D da Campanha Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Pela manhã alunos do ensino fundamental da rede municipal, representantes do Conselho Tutelar, Polícia Civil e Polícia Militar e da Secretaria da Assistência e Promoção e Trabalho, CAPS participaram de caminhada pelas ruas centrais.

O Dia D fechou a programação com a passeata prestigiada pela prefeita de Ubaitaba, Suka Carneiro, a secretaria de Assistência Social, Elied Soares, e demais autoridades. 

O delegado da Polícia Civil, Adelino Loyola, disse que a passeata foi importante por destacar a união de órgãos públicos que atuam em uma rede de proteção à criança e ao adolescente. 

“Com o apoio do CREAS, fazemos o acompanhamento dos casos, inclusive das ocorrências no caso de estupros de vulneráveis. “A partir do relatório psicológico os crimes são punidos de forma efetiva”, explicou. 

A coordenadora do CREAS, Tailane Santana, que afirmou que o combate à exploração sexual de crianças em Ubaitaba é feito todo o ano. Mas, nesta semana, foram desenvolvidas ações nas escolas municipais para alertar estudantes. Também foi realizada panfletagem na BR-101 para orientar os caminhoneiros e usuários da rodovia com apoio da PRF.

A passeata também lembrou o Dia Nacional Antimanicomial. Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e profissionais de saúde foram às ruas portando cartazes e faixas com frases que defendiam tratamento humanitário e contra o preconceito.