Cidade representada no encontro regional dos Conselhos Municipais de Educação

Célia Miranda
Secom

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), entidade representativa dos conselhos municipais de educação em nível nacional, promoveu ontem (20), em Maceió, o VI Encontro Regional de Conselhos Municipais de Educação do Nordeste. O tema deste ano é “Educação Brasileira: Perspectivas e desafios à luz da Base Nacional Comum Curricular”. O encontro objetiva buscar uma educação e um ensino cada vez mais qualificado, além de estimular a articulação institucional para discussão da agenda comum de Instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) e de Construção da Base Curricular Nacional Comum.

A professora Célia Miranda foi a representante da secretaria municipal de Educação (Seduc), no evento. Ela disse que a discussão serve como orientação para a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Este evento é de fundamental importância para o município de Ilhéus, pois nesse momento, se discute as mudanças curriculares no Brasil, nos estados e municípios. Finalmente, o nosso país agora tem a sua primeira Base Nacional Comum Curricular”, celebra a professora que também é a coordenadora técnica do Plano de Ações Articuladas, Programas e Projetos (PAR).

Necessidade real - A coordenadora salienta que, “por muitos anos, as escolas brasileiras desenvolveram suas atividades pautadas em orientações emanadas pela Secretaria de Educação Básica/MEC. Existe uma necessidade real de mudanças em nossos currículos, que vai da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e também a Educação de Jovens e Adultos, inclusive o currículo do Ensino Médio”. Vale ressaltar, acrescenta Célia, “que a BNCC não é uma base norteadora para a formação dos nossos currículos”.

O encontro contou com a representante do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a professora Carolina Ferraz, também a presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE), professora Suely Menezes, além de representantes da Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino (SASE/MEC), da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), dos Conselhos Municipais e Estaduais de Educação da região Nordeste e da UNDIME.