Política de regulação nos hospitais tem a participação da deputada Ângela Sousa

Evento foi em Salvador
Divulgação

A Política de Regulação nos hospitais públicos da Bahia esteve em pauta na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (10), em audiência pública promovida na Comissão de Saúde e Saneamento da Casa. O debate contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas; da diretora da Regulação, Rita de Cássia Silva; deputados estaduais entre eles Ângela Sousa, além de especialistas do setor como o Ministério Público, Associações de Pacientes e de Classe. “Essa foi uma discussão de grande importância visto que objetivou, de forma integrada, um maior entendimento do sistema de regulação nas redes hospitalares baianas”, enfatizou Ângela Sousa.

De acordo com o secretário Fábio Vilas Boas, com o objetivo de tornar mais ágil a regulação de pacientes em toda a Bahia, a Sesab tem investido, simultaneamente, na abertura de leitos, já superando a marca de 1.150 desde 2015, bem como na implantação de parques de bioimagem em 11 unidades hospitalares, com ressonâncias e tomógrafos, e na informatização da Central Estadual de Regulação (CER).

De acordo com o secretário, infelizmente, não basta o esforço do Governo do Estado para atender toda a demanda. Se faz necessário reduzir a necessidade de internamento. No Hospital da Costa do Cacau, por exemplo, Fábio Vilas Boas pontuou que o acesso à unidade deverá ser realizado, primordialmente, a partir das unidades municipais de menos complexidade da região sul, incluindo Itabuna. Segundo o secretário, o acesso por demanda espontânea da população será regulado através do Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR). “Isso quer dizer que demandas de baixa complexidade, tipicamente de atenção básica, que não ameaçam a vida, deverão ser atendidas em unidades municipais para onde esses pacientes deverão ser referenciados, antes de irem para o Costa do Cacau”, exzplicou.