Secretaria da Cultura inicia cadastro de grupos de capoeira

Quem são e quantos são?
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A Secretaria da Cultura de Ilhéus está realizando o cadastramento de todos os grupos que promovem a capoeira no município depois de ouvir os mestres e contramestres que participaram do encontro ‘Roda de Conversa da Capoeira’. Um dos objetivos é saber quantos grupos existem; quantos estão institucionalizados; e quantos são os fazedores de capoeira. A catalogação dos grupos de capoeira já começou, segue até o dia 6 de maio e será realizado nos locais de atividades dos grupos. O cadastramento será disponibilizado no site www.ilheus.ba.mapas.cultura.gov.br.

 

Na opinião do secretário da Cultura, Pawlo Cidade, é preciso conhecer as estratégias de sustentabilidade, a diversidade de grupos e estilos, quantidade de membros, sede, projetos, ações culturais e as comunidades onde atuam estes grupos. “Desta maneira podemos criar uma política pública que fortaleça a capoeira local”. Ainda segundo Pawlo Cidade está sendo elaborado o edital Mestre Barreto de estímulo à capoeira que irá homenagear Manoel Barreto de Oliveira, o pioneiro da capoeira na região.

 

Por sua vez, Abelardo da Silva Santos, chefe do setor de Economia Criativa e Redes Colaborativas, da Secretaria da Cultura, disse que irá visitar cada um dos espaços de treinamento e ensaio dos grupos de capoeira para fazer a catalogação dos grupos. “Vamos conhecer a metodologia de trabalho, os aspectos sociais e econômicos e a forma como eles se relacionam”.