Prazo é prorrogado e contribuintes podem pagar IPTU com desconto até 6 de abril

A Prefeitura de Ilhéus prorrogou o prazo para o contribuinte pagar, com desconto, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2018 em parcela única. O pagamento pode ser efetuado até o dia 6 de abril. De acordo com as informações do secretário da Fazenda, Adriano Sales, serão mantidos os valores do ano passado, acrescidos do Índice nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) de 2,8 por cento. Todos os boletos já estão automaticamente com as datas de vencimento prorrogadas.

Sales informa ainda que os contribuintes que pagarem até o dia 6 de abril, terão descontos de 15 por cento para o pagamento à vista. “A alteração do decreto por um prazo maior, visa atender aos apelos da população, em virtude da crise econômica pela qual atravessa o País”. A apuração do valor do IPTU é realizada a partir dos dados do imóvel constantes do cadastro da secretaria municipal da Fazenda (área do terreno, área construída, idade da construção), utilizando a metodologia e os parâmetros estabelecidos em lei e suas atualizações.

IPTU - O Imposto é um tributo instituído pela Constituição Federal cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana. A arrecadação deste imposto é muito importante para a execução dos serviços de manutenção do município. “Com o pagamento do IPTU, o contribuinte evita problemas como a execução fiscal e a inclusão de seu nome no Serasa. O adimplente tem a oportunidade de contribuir para que a prefeitura consiga implementar as obras, ações e serviços que a comunidade espera”, esclarece o secretário Adriano Sales.

A Base de Cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel. Segundo os dados da secretaria da Fazenda, apontam que no município de Ilhéus, existem aproximadamente 35 mil unidades prediais e 20 mil unidades territoriais. Os documentos de arrecadação municipal (DAM) para pagamento do IPTU, já podem ser retirados no Setor de Tributos da Prefeitura de Ilhéus, localizado no Palácio Paranaguá, centro da cidade, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18 horas e também na internet, por meio do site da Prefeitura, clicando no banner do IPTU 2018.