Reunião debate ação conjunta para revitalização do Distrito Industrial

Reunião no Distrito Industrial
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Ter um diagnóstico do Distrito Industrial de Ilhéus (DII). Conhecer as demandas e, a partir deste trabalho, buscar melhorias e criar condições para atração de novas unidades industriais para a cidade. Esse foi o objetivo de uma reunião realizada ontem (12) à tarde, entre representantes da Prefeitura de Ilhéus, Governo da Bahia e lideranças do DII. O distrito que já chegou a ter apenas no seu Polo de informática 53 empresas em funcionamento, hoje conta apenas 19 em atividade.

 

“É preciso oferecer atrativos e contrapartidas para que o empresário se sinta motivado à implantar o seu negócio aqui”, destaca o presidente do Sindicato das Empresas de Eletroeletrônico (Sinec), Silvio Comin. “Sem apoio, as empresas partiram. A ideia de organizar e reativar o distrito através de uma ação conjunta de empresários e governo. Essa é uma condição muito bem-vinda para todos”, assegura.

 

Resultado positivo - Representando o Governo da Bahia, esteve presente à reunião a diretora de Atração de Investimentos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Andrea Lanza. A sua vinda a Ilhéus foi acertada semana passada, em Salvador, durante encontro com o secretário municipal de Indústria e Comércio (Sedic), Paulo Sérgio Santos e a deputada estadual Ângela Sousa.

 

Para Andrea Lanza, a reunião atendeu ao propósito de ouvir os empresários e saber, de fato, quantas indústrias se encontram instaladas e em pleno funcionamento no município. “A ideia é tentar reestruturar melhor o distrito”, assegura Lanza. Mas destaca que em virtude de o estado não ter condições de arcar com todas as despesas de infraestrutura, torna-se fundamental uma parceria com a Prefeitura, empresas e sindicatos.

 

Áreas para expansão - Otimista quanto a viabilidade de novos investimentos para Ilhéus, Paulo Sérgio, destaca a importância da construção de um Acordo de Cooperação Técnica entre o estado e o município. “Temos ainda muitos terrenos disponíveis para atração de novas oportunidades de negócio e de emprego”, assegura.  Nesta terça-feira (13), as autoridades vão percorrer áreas no DII e traçar quais os próximos passos que podem ser dados a partir deste encontro.

 

Estiveram reunidos os secretários Paulo Sérgio Santos (Industria e Comercio); Sérgio Souza (Relações Institucionais); Andrea Lanza e Camila Vazquez (Governo da Bahia); Nilton Cruz (Empresário); William de Araújo (Accept Informática); Sérgio Toledo (WDC); Railda Conceição (Sudic); Gentil Pires e Silvio Comin (Sinec).