Intensificada vacinação de adolescentes contra HPV e Meningite do tipo C

Novo prazo de vacinação
Secom

A secretaria municipal de Saúde (Sesau) vai intensificar nos próximos meses, a vacinação contra Human Papiloma Virus (HPV) e Meningite C ambos indicados para meninas de 9 a 14 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias) e meninos de 11 a 14 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). A medida segue uma recomendação do Ministério da Saúde (MS). A população deve procurar as unidades básicas de saúde mais próximas de sua residência e levar a carteira de vacinação. O foco da campanha será reforçar as indicações já estabelecidas na rotina de vacinação do município, através da Campanha de Mobilização e Comunicação do Adolescente contra essas doenças.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Walkiria Cardeal, o esquema recomendado consiste em duas doses com intervalo de seis meses e que as vacinas continuam disponíveis nas Unidades de Saúde de Ilhéus. “Esse é o momento que os pais devem estar cientes da importância de trazerem seus filhos para serem imunizados, especificamente para este grupo. É importante que os pais saibam que não existe tratamento totalmente eficaz para eliminar o vírus sem o auxílio da vacina que é quadrivalente”, ressalta.

Alerta – Segundo dados apontados pelo Ministério da Saúde, nos países desenvolvidos, a incidência de câncer do colo do útero tem sido significativamente reduzida como resultado de programas preventivos. No entanto, os cânceres de boca e orofaringe são o sexto tipo de câncer entre os mais comuns no mundo, com 400.000 casos e 230.000 óbitos por ano. O aumento no número de casos é de duas a três vezes maior em homens que em mulheres, sendo que, nos Estados Unidos, a projeção de casos de câncer de orofaringe relacionados ao HPV superará o número de casos de câncer cervical em 2020.

O estudo ainda revela que mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV, principalmente pelo subtipo 16. Apesar de se tratar de cânceres menos frequentes, sua incidência no mundo também vem crescendo. A vacina do HPV tem como objetivo prevenir os cânceres de colo de útero, vulva, pênis, boca e orofaringe bem como as verrugas genitais em ambos os sexos.