Chat da Notícia

Rally dos Mares
ZeCarlinhos

Jetskis rasgam Baía do
Pontal no Rally dos Mares 


Na tarde do último domingo, dia 25, uma frota de 100 jetskis cruzou o pequeno espaço que hoje faz o encontro do Oceano Atlântico e a Baía do Pontal, em Ilhéus, e proporcionou imagens inéditas e belíssimas para quem teve a oportunidade de presenciá-las. Era a chegada do Rally dos Mares 2018, cuja partida se deu na quarta-feira, no  Marina Ocema, em Salvador, e percorreu todo o litoral até Ilhéus. Da Baía de Todos os Santos à Baía do Pontal, os pilotos passaram por Itaparica, Caixa Prego, Morro de São Paulo, Garapuá, Ilha de Boi Peba, Barra Grande, Baia de Camamu e Itacaré, que foram uma das zonas turísticas mais belas da Bahia. Foram 400 quilômetros de navegação em mar aberto, que, segundo um dos organizadores, o empresário Orlando Oliveira Júnior, batem o recorde mundial. Ao longo do trajeto, os pilotos contaram com uma eficiente estrutura de segurança aquática, com cerca de 50 profissionais, sob a supervisão da Marinha e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GAER). O evento se consolida no calendário turístico e esportivo da Bahia e atrai atletas de outros estados. Mesmo ameaçada pelos desequilíbrios causados ao meio ambiente, a Baía do Pontal continua sendo um dos mais belos e encantadores cenários de Ilhéus.

 

Prêmio Sosígenes Costa de Poesia

O III Prêmio Sosígenes Costa de Poesia foi lançado pela Editus – Editora da UESC - e a Academia de Letras de Ilhéus, com o propósito de valorizar, difundir e revelar novos talentos da literatura poética baiana. Com o apoio da Secretaria de Cultura de Ilhéus, as inscrições são gratuitas e ficam abertas até o próximo dia 30 de março. Os inscritos devem ser escritores baianos e ter mais de 18 anos. A obra tem que ser inédita. O vencedor terá o livro publicado pela Editus, receberá um Troféu e um prêmio de R$ 2.000,00. Poetas, uni-vos.

 

Novos Enfermeiros da Faculdade de Ilhéus

A Faculdade de Ilhéus realizou solenidade de formatura da nova turma de bacharéis do curso de Enfermagem, no último sábado, no Centro de Convenções de Ilhéus. A cerimônia, produzida pela Terceira Via Formaturas, contou com a participação de 13 formandos, sendo que outros bacharéis colaram grau sem solenidade. O diretor da Faculdade, professor Almir Milanesi, presidiu a sessão e destacou a presença do curso em ações de saúde gratuitas, além das parcerias com instituições públicas e privadas dessa área. A formanda Valéria Barbosa Sepúlveda foi oradora da turma.

Bloco Os Agradáveis na Avenida

Mesmo sem carnaval oficial, o bloco Os Agradáveis fez o seu segundo desfile na avenida Soares Lopes, no chamado carnaval espontâneo 2018. O radialista e produtor Tiago Raposo e sua equipe não desistiram da brincadeira e garantiu sucesso de alegria na folia de Momo, com animação das bandas Via de Acesso e Tony Canabrava. Parabéns também aos co-produtores Emanuel Lopes e Márcio Raposo.

 

Movimento 

O Festival Literário de Ilhéus está confirmado para o período de 16 a 18 de maio, na Praça Castro Alves e na sede da Biblioteca Pública Adonias Filho. O secretário de Cultura, Pawlo Cidade, o presidente da Academia de Letras, André Rosa, a diretora da Editus, Rita Argollo, e o presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, estão animados com a edição deste ano.  

O médico pediatra e professor Leônidas Azevedo acaba de lançar a obra infantil “Brincando com as Palavras”, pela Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz. Este é o sétimo livro de Leônidas publicado pela Editus, todos com a temática infantojuvenil. Na obra, o pediatra conversa com o público infantil, de forma divertida, sobre escrita e leitura.


A Universidade Federal do Sul da Bahia realizou suas primeiras solenidades de colação de grau, No dia 22 de fevereiro, no Auditório da CEPLAC, ocorreu a formatura dos Bacharelados Interdisciplinares em Artes, Ciências, Humanidades e Saúde. Ontem, 27, aconteceu a colação de grau dos estudantes de Licenciaturas Interdisciplinares, em Teixeira de Freitas. Nesta quinta-feira, será a vez do campi de Porto Seguro. A UFSB possui atualmente quase três mil alunos.

valeriodemagalhaes@gmail.com

Para acessar as outras fotos, basta clicar sobre elas