Turismo lança mais um importante serviço de divulgação de Ilhéus

A Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur) de Ilhéus lança mais um importante serviço: o “Alô Turismo”. Através do número 73-98825-6741, a partir de hoje passa a ser oferecido um atendimento via WhatsApp, software utilizado por mais de um bilhão de pessoas em mais de 180 países. As pessoas que estiveram em busca de informações a respeito da cidade, podem acessar a ferramenta. As respostas serão imediatas.

“O serviço vai contribuir para aproximar não só o turista mas todo o trade local”, assegura o secretário interino da pasta, Hélio Ricardo de Jesus. Serviços de informações online garantirão uma série de orientações sobre a cidade. A implantação do projeto foi possível mediante a uma parceria firmada com a empresa Brasil Celular, representada pelo empresário Denys Brandão, que doou para a Setur um moderno aparelho celular que ficará em regime de plantão em mãos do técnicos da secretaria.

“Estamos em busca de outras parcerias como esta. Este modelo de gestão tem se mostrado cada vez mais eficiente”, diz Hélio Ricardo. Além da disponibilidade do número, serão confeccionados selos adesivos e distribuídos em toda rede hoteleira e pontos de serviços, dando assim uma amplitude na divulgação do Alô Turismo. A marca da iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Comunicação.

Avanços - Hélio Ricardo lembrou que o atual governo, em apenas um ano, conseguiu promover a cidade, valorizar o esporte, a cultura e os eventos populares e tradicionais de Ilhéus. “A cidade finalmente definiu um calendário de eventos de janeiro a dezembro e foi visível o crescimento no fluxo de visitantes”, assegurou. Este avanço refletiu no número de paradas de transatlânticos no período da alta estação, com mais de 80 mil passageiros chegando pelo Porto de Malhado. Um número jamais alcançado até então.

O secretário interino citou eventos que contribuíram para estes avanços como o Vem Louvar Verão, Puxada do Mastro, Lavagem da Catedral, Iemanjá, Cavalgada de Castelo Novo, Circuito Náutico Salvador/Ilhéus, Rally dos Mares, São João dos Bairros, festejos juninos na sede e no interior, Festival Internacional do Cacau e do Chocolate, Campeonato Brasileiro de Pesca, Campeonato de Pesca Esportiva, Campeonato Baiano de Futevôlei, Projeto verão “viva ilhéus”, Corrida Cacau Running, o Réveillon, dentre outros.

Qualificação - A implementação do Pro-Turismo, um programa de qualificação destinado aos guias e taxistas da cidade foi outro ponto destacado do secretário interino. “Vamos avançar. Este ano sediar importantes eventos culturais e esportivos, aproveitar as belezas da cidade e sua história, as condições naturais para a prática de esportes náuticos e vamos atrair grandes eventos”, assegura Hélio Ricardo.

A indústria do turismo é responsável também por garantir o funcionamento de outros setores da economia, com destaque os sistemas de transporte e comunicação. Não obstante, as áreas econômicas relacionadas ao lazer, comércio, cultura, hotelaria e outras também mantém uma boa dinâmica quando o turismo é valorizado.