Programa Despertar é destacado por presidente do Sindicato Rural

A estudante Maria Eloísa Oliveira Pinto Silva, de 11 anos, da Escola Nucleada do Japú, em Ilhéus, foi a vencedora do prêmio Agente Despertar
Secom

O presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade Júnior, destacou ontem (20), em Salvador, o compromisso do prefeito Mário Alexandre e da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, na condução do Programa Despertar, executado ano passado na rede municipal, e renovado ontem, durante ato que aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb). “Demos sorte. Houve comprometimento do governo municipal para que a iniciativa pudesse dar certo, ano passado, em Ilhéus”, destacou. O Sindicato Rural integra o Sistema Faeb e é o parceiro do governo na execução do programa em Ilhéus.

O programa atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais como meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania.

Em maio do ano passado, o Programa Despertar foi implantado em Ilhéus e coordenadores, professores e diretores foram capacitados para dar início às atividades nas Escolas do Campo. Segundo a Coordenadora Municipal, professora Célia Miranda, 13 Escolas do Campo foram cadastradas e receberam formação para desenvolver o Programa de forma consciente promovendo encontros com as comunidades, realizando e trocando experiências socioambientais.

Para a professora, também foram fundamentais as experiências realizadas pelos alunos fora de sala de aula. De forma programada foram realizados dias de campo, trilhas interpretativas, caminhadas ecológicas e de mobilização social nas comunidades, oficinas de reaproveitamento de resíduos, separação do lixo, além do cultivo de horta nas escolas.

Atendendo a um pedido da deputada Ângela Sousa e do prefeito Mário Alexandre, a iniciativa foi renovada por meio de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A primeira edição do Programa em Ilhéus envolveu professores e mais de 4 mil estudantes de 10 localidades da zona rural de Ilhéus.

Como um dos frutos da primeira edição em Ilhéus, o programa premiou a estudante do Japu, Maria Eloisa Pinto, de 11 anos. A líder comunidade estudantil ao lado de colegas da Educação Infantil ao 9º ano e professores da rede, desenvolveu um projeto de conscientização ambiental na zona rural de Ilhéus. O grupo construiu horta comunitária, esclarecendo a respeito de como identificar resíduos recicláveis, diminuiu a quantidade de lixeiras viciadas, e hoje trabalha na localidade com a conscientização entre os moradores do local.