´Os pessimistas enxergarão dificuldades; os otimistas, um novo acreditar´

Mário Alexandre na Câmara
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Ao participar da reabertura dos trabalhos legislativos, na Câmara de Vereadores de Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre dedicou grande parte do seu discurso para explicar as medidas que vem adotando para a melhoria da qualidade dos serviços públicos, especialmente nas áreas de saúde e educação. Mário Alexandre disse que neste primeiro ano de gestão teve que realizar um processo de reconstrução da cidade onde, no lugar de postos de saúde e unidades escolares, encontrou ruínas e abandono.

Mas garantiu que, sob o ponto de vista administrativo, a cidade melhorou. “Os pessimistas enxergarão dificuldades em cada oportunidade que surgir. Os otimistas, farão do momento uma nova história e um novo acreditar sobre elas. Por isso, posso garantir a todos vocês: não foi um ano fácil. Mas não foi um ano perdido”, afirmou, citando, ainda, alguns números da realidade financeira no município.

Débitos - “Durante o exercício de 2017, promovemos junto à Secretaria da Receita Federal, a regularização de débitos tributários deixados pela administração anterior, que ultrapassavam o valor de 30 milhões de reais. Fizemos a regularização através de parcelamentos junto à Caixa Econômica Federal dos débitos constantes de FGTS, sofremos incontáveis sequestros de verba. Nosso governo pagou em dívidas o valor de 49 milhões de reais”, lembrou. De acordo com o prefeito Mário Alexandre, com muita dificuldade financeira, foram cumpridos os índices de educação e saúde, de 25 e 15% respectivamente.

Na educação, os principais avanços apontados estão na ampliação de oito mil vagas, do número de linhas do transporte escolar e melhoria na qualidade da merenda. Durante o ano passado foram construídas as bases para que, agora em 2018, pudessem, desde o início do ano, ser anunciada a reforma de 10 escolas e a construção da Escola de Piaçaveira, que por mais de 25 anos funcionou em um barraco de madeira, sem as mínimas condições de abrigar estudantes na região do Japu.

Parceria - Na saúde, disse o prefeito, a parceria estabelecida com o governo do estado, tem sido fundamental para resgatar um dos setores mais afetados da cidade, após experiências desastrosas com gestões anteriores à atual. “Todos sabem do meu compromisso em melhorar a saúde pública de ilhéus. Mais que tema permanente de campanha, sou conhecedor da causa e sei quais são os desafios. Mesmo diante de uma estrutura da rede básica destruída que herdamos, temos avançado. Claro de ainda distante do que queremos e do que deseja o povo de ilhéus. Mas avançamos”, disse.

O prefeito destacou as alternativas que estão sendo criadas para atender a demanda da população, a exemplo dos Pontos de Atendimento 24 horas do centro (Hospital São José), zona sul (antiga Climedi) e Malhado (Coci). Disse, também, que em breve a Policlínica da Conquista passará a oferecer o serviço 24 horas. Para tanto, passará por adequações físicas.

Ajustes - Um aporte financeiro de 15 milhões de investimentos na saúde será dado pelo governo do estado para a recuperação da rede básica, reforma do Hospital Regional, que será transformado em um Hospital Materno-Infantil de alta complexidade e recuperação das unidades básicas de saúde. “O Hospital Costa do Cacau, inaugurado pelo governo da Bahia, é, sem dúvida, um dos equipamentos mais modernos do estado. Há ainda limitações de funcionamento? Há. Mas elas serão superadas. O xadrez está sendo ajustado para que, muito em breve, tenhamos uma saúde de qualidade e de excelência, como é a minha determinação”, assegurou.

“Senhores vereadores. Seguirei convicto de que neste primeiro ano de gestão, cumpri com lealdade os princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e razoabilidade. Ilhéus agora tem um norte. Vamos seguir em frente. Para frente. Fortalecidos pelo apoio desta casa, com o carinho e o respeito da população e com fé em Deus, ao final da nossa gestão, que encaro como a mais importante jornada da minha vida, entregaremos uma cidade mais justa, menos desigual e mais cidadã”, finalizou o prefeito.