Prefeitura e SEMA realizarão Cadastro Florestal Rural em Itacaré

Taboquinhas será cadastrada
Divulgação

A Prefeitura de Itacaré, através da sua Secretaria de Meio Ambiente, firmou acordo junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e o INEMA, para a realização de 710 Cadastro Estadual Florestal Rural (CEFIR). Os interessados já podem procurar a Secretaria do Meio Ambiente, em Itacaré, ou a Secretaria de Agricultura, em Taboquinhas, para fazer o agendamento de visitas.

O CEFIR corresponde, no estado da Bahia, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), no âmbito Federal. O cadastro é uma obrigação criada pelo Código Florestal Brasileiro auxiliando no Planejamento ambiental e econômico do Estado. Todas as propriedades rurais com até quatro módulos fiscais terão os seus cadastros feitos pelo SEMA/INEMA em parceria com os municípios.

O secretário de Meio Ambiente de Itacaré, Paulo Baracho, esclarece que esse cadastro será feito gratuitamente, auxiliando os pequenos produtores rurais a se adequarem a legislação ambiental dentro do prazo, ou seja até maio de 2018. O cadastro traz como benefícios a valorização das propriedades e possibilidade de acessar crédito agrícola, entre outras vantagens.