Carnaval de Ilhéus também terá capoeira

Capoeira presente no carnaval
Divulgação

Carnaval é época de alegria, de confraternização entre amigos, de ritmos e encantos, assim como na capoeira, que é também uma cultura popular. A capoeira é livre e é do povo. Por essa e outras razões, mestre Ramiro, do Grupo Camarada Camaradinha de Ilhéus, criou, em 1991, uma ala específica da capoeira com o intuito de fortalecer a arte da capoeiragem e os grupos culturais. Surgia o BLOCO AFRO LEVADA DA CAPOEIRA que desfilou pela primeira vez, no Carnaval de Ilhéus, com o apoio do município, naquele mesmo ano.

De lá pra cá, a Levada da Capoeira sempre participou da festa carnavalesca de Ilhéus divulgando não só a capoeira, mas também as manifestações folclóricas dos diferentes grupos da cultura afro brasileira da cidade. Este ano, o BLOCO AFRO LEVADA DA CAPOEIRA vai desfilar no dia 10 de fevereiro, às 17h, com concentração na Avenida Soares Lopes.

Com berimbaus, atabaques, pandeiros e reco-recos e vestidos de abadá branco de seus respectivos grupos, os integrantes vão mostrar a riqueza da cultura da capoeira. Para mestre Ramiro, carnaval é o melhor momento de unir o coletivo que sempre vem lutando pela preservação do patrimônio cultural em suas cidades. 

Ele convida todos os capoeiristas e também admiradores dessa arte para juntos desfilarem na Avenida. A participação no Bloco Afro Levada da Capoeira, no carnaval de Ilhéus, é gratuita. Basta levar seu axé, um sorriso no rosto e estar com o espírito de paz.