Prefeito faz balanço positivo do primeiro ano de gestão

Mário Alexandre
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Esta semana, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, concedeu entrevista a vários veículos de comunicação da região e fez um sintético balanço do primeiro ano de gestão à frente do município. Citou avanços da prefeitura como o equilíbrio das contas públicas, pagamento total das dívidas com fornecedores e melhorias no interior e na sede. Na avaliação do prefeito, a satisfação de resolver problemas antigos reivindicados pela população e realizar investimentos em diversos setores, mostrou que o trabalho superou os obstáculos encontrados no seu primeiro ano de gestão.

O prefeito respondeu, ao vivo, a questionamentos feitos pelo apresentador e vereador Gil Gomes, terça-feira, durante o Programa Alerta Geral.na Rádio Santa Cruz; pelo radialista Luck Rey, no A Hora da Verdade, no estúdio Rádio Baiana de Ilhéus; no Balanço Total, com Tony Matioli, também na Rádio Santa Cruz. Nesta quinta-feira, foi entrevistado pelo radialista Erivaldo Vilanova, na Ilhéus FM,  e pelo apresentador Tom Ribeiro, no Balanço Geral, da TV Record Cabrália. Investimentos, turismo, saúde, educação, foram temas abordados coma imprensa.  

Mário Alexandre lembrou que recebeu o município no momento mais difícil da história do país, com o surgimento de uma crise econômica, ética e moral, sem precedentes, além dos problemas financeiros e administrativos que assolam até hoje os municípios. “Enquanto se fecham indústrias no país, em Ilhéus, presenciamos o ressurgimento da Daten Tecnologia, uma fábrica que favorece mais de 200 empregos diretos, e com estimativa de duplicação da produção”, destacou.

Questionado sobre o Assaí Atacadista, o gestor disse que existe um entrave antigo onde seria instalado o empreendimento Cidadelle. Segundo ele, os diretores do Assaí aguardam o recebimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que será encaminhado ao Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). “Estamos articulando juntamente com o Ministério Público para que a resolução seja favorável tanto para o Cidadelle quanto para o Assaí, afinal, serão oferecidos cerca de 300 empregos diretos no município e mais 150 indiretos”, ressaltou.

“Estamos trabalhando para buscar a implementação do complexo Porto Sul”, assegurou. No entendimento do prefeito, os investidores chineses demonstraram interesse não apenas na Zona de Processamento e Exportação (ZPE), mas também num porto para escoar seus produtos. “A Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) é um grande sonho. O complexo ZPE-Porto Sul-Ferrovia nos dará subsídios para atrair mais investimentos. Recentemente, enviamos uma comitiva à China para essas tratativas e estamos confiantes que através deste feito, vamos destravar grandes alavancas para o desenvolvimento econômico do município de Ilhéus”, pontuou. O prefeito disse estar feliz e confiante de que ele e sua equipe estão juntos para fazer Ilhéus continuar a seguir no caminho certo, com um governo ainda melhor nos próximos anos.

Inovações na Saúde – O apresentador Gil Gomes disse que a pasta da saúde tem sido alvo de críticas, como demandas reprimidas, postos de saúde que aguardam por reformas. “Eu sou médico e a saúde tem sido uma das principais prioridades da nossa gestão. Em linhas gerais, a saúde é um problema nacional e aos poucos estamos superando as dificuldades. Com a chegada do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), as reformas de sete Postas de Saúde no município e a chegada, em 2018, de uma Policlínica Regional, Ilhéus será elevado a município referência em saúde na Bahia”, informou. Destacou que neste dia 15, a cidade e o sul da Bahia ganham o mais importante e moderno equipamento de saúde dos últimos 35 anos, o Hospital Costa do Cacau.

Contudo, Mário Alexandre apontou que apesar das dificuldades, tem exercido seu governo com equilíbrio, diálogo e transparência. Ele se lembrou do servidor efetivo e disse que após um longo período sem aumento salarial, pode conceder seis por cento de aumento salarial e elevação no valor do vale-alimentação, além de melhorar a qualidade no trabalho. Ele afirmou que os incentivos e a vontade de trabalhar pela população dobraram.

Turismo – Na área do Turismo, o prefeito de Ilhéus destacou a importância de a cidade ser apontada como o terceiro roteiro turístico mais procurado da Bahia, de acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro. No entanto, é no verão que a cidade tem o seu momento ápice. “Na segunda-feira, 11, recebemos o Costa Favolosa, cruzeiro que trouxe 4.300 turistas. Com a chegada desses transatlânticos, articulamos o trânsito no centro da cidade, dando maior mobilidade ao fluxo de veículos. Os turistas movimentam a economia do noisso município. Este ano, em especial, tivemos um aumento de mais quatro navios de turismo, subindo de 17 para 21 cruzeiros, com mais de 72 mil turistas de várias partes do mundo”, comemorou.  

Cultura – Com a reabertura da Concha Acústica, espaço localizado na Avenida Soares Lopes, o prefeito assegurou que a cidade pretende manter o caráter multicultural do espaço, com pautas e atividades artísticas, além de poder ser alugado para eventos, exposições, shows e feiras. “Desde que anunciamos a reabertura do espaço, muitos empresários procuraram a secretaria de Cultura para possíveis agendamentos. No dia 15, a partir das 20 horas, temos um belo show da cantora Vanessa da Mata, marcando a reabertura do equipamento”, anunciou.

O prefeito disse ainda que já está em andamento um projeto de requalificação da Avenida Soares Lopes. Ele adiantou que serão investidos cerca de 800 mil reais com a troca de postes e com a nova iluminação, mais moderna, com lâmpadas de led, o que representará uma economia de 40 por cento para o município. “Inauguramos na última segunda-feira, dia 11, juntamente com a Associação Comercial de Ilhéus (ACI), a nova iluminação do “Quarteirão Jorge Amado”, que representa mais embelezamento e segurança aos comerciantes e consumidores”, ressaltou.

Reveillón – Outro assunto questionado pelos radialistas foi sobre a escolha do novo local para a celebração do Reveillón. O gestor ilheense lembrou que em anos anteriores, a festa foi realizada na Avenida Soares Lopes, também no centro, e que a mudança atende ao apelo de populares e inúmeras vertentes da sociedade civil organizada, além do trade turístico local. Mário Alexandre analisa que, com o novo local, a cidade ganha com a melhor organização dos serviços de barracas e ambulantes e valorização do ambiente arquitetônico da área. “Além disso, o belo visual para a baía do Pontal também tem que ser levado em consideração”, destacou.

Ações em andamento – Outro tema debatido no programa foi a retomada de obras paralisadas. Mário Alexandre ressaltou que a conclusão da Rotatória Sul, no km 0 da Ba 001, foi uma iniciativa que integrou a primeira etapa do projeto de revitalização da Orla Sul de Ilhéus. E lamentou que a reestruturação da Orla Sul tenha sido paralisada desde o ano de 2007. “Finalmente, a zona sul de Ilhéus está ganhando o Projeto de Urbanização da Orla, um investimento de 2,6 milhões de reais, originados de emenda parlamentar do deputado federal Bebeto Galvão (PSB)”, assinalou.

Para o próximo ano, o prefeito disse que está prevista a conclusão da nova ponte entre o centro e pontal, obra importante para a melhoria da mobilidade urbana e para a interligação de importantes cidades turísticas sulbaianas. Lembrou que durante a campanha, visitou ruas no bairro Teotônio Vilela e acompanhou o sofrimento da população que convivia havia 30 anos com lama e esgoto a céu aberto. “Graças à emenda individual do deputado federal Márcio Marinho (PRB), que destinou recursos da ordem de 303 mil reais, foi iniciado a pavimentação e a drenagem pluvial, além da construção de calçadas nas ruas Nova Jerusalém, Santa Bárbara e Felicidade, obras já em fase de conclusão”, pontuou.  

As alianças parlamentares foram ressaltadas pelo prefeito, a exemplo do apoio prestado pela deputada estadual Ângela Sousa (PSD). “Uma ilheense parceira que tem feito grandes realizações”, avaliou. “Recebemos de suas mãos, as chaves de uma nova ambulância para o reforço do atendimento da população. O veículo foi adquirido por meio de emenda impositiva da deputada, o que reforçará os atendimentos na área da saúde em Ilhéus e região”, agradeceu o prefeito Mário Alexandre.

O prefeito informou que está sendo licitado projeto da ordem de R$ 1,3 milhão de reais nos condomínios do Minha Casa, Minha Vida de Ilhéus. Serão espaços de convivência social, com praças de convivência, postos de segurança e atendimento de prevenção à saúde. Para Mário, os investimentos desenvolvidos pelas secretarias municipais contribuem para a eficiência das ações planejadas e executadas no decorrer do ano. “Aceitei o desafio sabendo de todas as dificuldades que o município enfrentava, porém, estamos governando com respeito, transparência e serenidade, exercendo com dedicação e lealdade o mandato que me foi confiado e trabalhando sempre pelo progresso de Ilhéus e o bem-estar de seu povo”, concluiu o prefeito Mário Alexandre.