Rui anuncia construção de centro de canoagem em Itajuípe

Rui Costa
GovBa/Manu Dias

Na semana em que comemora 65 anos de emancipação, Itajuípe recebeu ações nas áreas de agricultura, pesca e saúde. Nesta quinta-feira (14), em visita ao município situado no sul da Bahia, o governador Rui Costa também anunciou a construção de um Centro de Treinamento para Canoagem, com o objetivo de formar novos talentos olímpicos, a exemplo dos medalhistas Isaquias Queiroz e Erlon Santos.

"Vamos montar um centro de canoagem para incentivar a nossa juventude. O prefeito Marcone [Amaral] também pediu a recuperação do estádio e vamos ajudá-lo para gerar aqui muitos craques de futebol", afirmou Rui, que ainda garantiu a reforma do mercado popular da cidade.

Na ocasião, o município recebeu 60 mil alevinos de tambaqui, sendo 10 mil entregues a 60 famílias de piscicultores da região dos Macacos, na zona rural. A doação tem potencial de gerar uma produção de duas toneladas de pescado. Os outros 50 mil alevinos foram liberados na Lagoa Humberto Badaró, com a intenção de repovoar a aguada. "É uma ação muito importante e que, no futuro, vai auxiliar na alimentação da população", ressaltou o diretor técnico da Bahia Pesca, Valter Silva Júnior.

No âmbito da agricultura, quatro tratores com implementos serão usados por agricultores de Itajuípe e das cidades vizinhas de Iguaí, Ibicuí e Livramento de Nossa Senhora. Juntos, os veículos representam um investimento de R$ 400 mil, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). "Esse trator veio na hora certa. Estamos expandindo a produção e ele vai nos ajudar muito nessa empreitada", comentou o presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Ibicuí, Rosemar Morais.

Ainda em Itajuípe, Rui participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Albertino Dias Cosme, localizada na Avenida Dr. Montival Lucas. O posto passou por reforma e ampliação e recebeu novos equipamentos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Em seguida, esteve na entrega de uma academia ao ar livre, instalada no Complexo Turístico Jorge Amado.