Vereadores aprovam o Hospital Regional Costa do Cacau

Visita foi bastante concorrida
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Ao visitar as instalações do Hospital Regional Costa do Cacau, vereadores locais aprovaram a qualidade do novo equipamento de saúde em Ilhéus. O prefeito Mário Alexandre recepcionou na manhã de hoje (28), os 19 parlamentares que conferiram in loco, os detalhes da estrutura e do modelo de funcionamento da mais moderna unidade hospitalar do interior da Bahia, que será inaugurada no dia 15 de dezembro. “A visita de hoje, também tem o intuito de apresentar os vereadores à gestão da nova unidade hospitalar e tirar as dúvidas sobre o Costa do Cacau e sobre o Regional, que vai continuar funcionando com atendimento a pediatria, até que sejam iniciadas as obras que o transformarão no Hospital Municipal Materno-Infantil com UTI Neonatal”, garantiu o prfefeito.

De acordo com o prefeito de Ilhéus, o governo do estado assumirá a recuperação das estruturas físicas dos Postos de Saúde, o que, segundo ele, melhorará significativamente a Atenção Básica no município. “Já temos em mãos os projetos de reforma destes postos. Daremos início o mais rápido possível às obras estruturantes, ampliando a nossa Atenção Básica. Apresentei à Câmara Municipal para futura aprovação, a seleção para médicos, no intuito de fortalecer as equipes de Saúde da Família na sede e distritos. Com a implementação do Costa do Cacau, a criação do Materno-Infantil e uma Policlínica Regional, temos a meta de sermos referência em saúde na Bahia”, assinalou.

Mobilidade integrada – O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, ressaltou a importância de um grande hospital como o Costa do Cacau, porém, adiantou que “já está em discussão com as empresas que ofertam os serviços de transportes coletivos, a inclusão de veículos integrados que farão as linhas, rodoviária-hospital e hospital-rodoviária, sem que o usuário tenha que pagar a mais, além do já cobrado na passagem de origem. “Esse acréscimo se dará também porque, em breve, serão entregues, aqui ao lado do hospital, mais 600 unidades habitacionais, ou seja, pelo menos 1.500 pessoas passarão a circular por aqui”, destacou Nazal.

“Precisamos mostrar para a população qual é esta estrutura de alta complexidade que vai ser aberta ao público de Ilhéus e região. Diante disso, os vereadores transmitirão à população o que viram e, assim, poderão diminuir a ansiedade e mostrar a importância desse instrumento de saúde pública. Temos trabalhado para estreitar todas as relações de rede e assistência no município. Já estamos trabalhando com a adequação da ampliação de carga horária dos profissionais de saúde, com a aprovação da Câmara Municipal, o que prepara os Postos de Saúde para receber os novos profissionais médicos, após seleção”, declara a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira.

Mutirão de cirurgias – O superintendente do Instituto Gerir, que vai administrar o hospital, José Mário Teles, ao agradecer a visita dos representantes, informou que dois dias após, o Costa do Cacau irá realizar um mutirão de 1.000 cirurgias ao longo de 30 dias e que Ilhéus e região recebem um equipamento hospitalar altamente tecnológico. “Conheço o Brasil inteiro e não tem ninguém que tenha condições de inaugurar um hospital com esta qualidade. Quem entra aqui sai impressionado com o acabamento e detalhe, mas principalmente com a riqueza que ele vai oferecer. Iremos salvar vidas aqui, pois grande parte da população não tinha acesso a cirurgias de grande porte, a leitos de UTI, a emergência hospitalar especializada, neurodinâmica, neurocirurgia”, explicou.

O líder do governo na Câmara, vereador Paulo Carqueja, lembrou que “esta é a segunda visita que fazemos a este novo equipamento. Viemos constatar aqui a grandiosidade desse investimento e, sem dúvida, o maior empreendimento já visto em toda a região. A cidade, a região tem que se orgulhar desse feito e, não fosse esse feito do governador Rui Costa, no encorajamento por meio das suas ações, não teria acontecido. Toda mudança gera indagações e conflitos de ideias, mas nosso intuito é adequar o discurso para elevar a região no atendimento da saúde à população”, ressalta.  

Já o vereador Pastor Matos (PSD), disse que a crise na saúde não acontece apenas em Ilhéus, mas em vários municípios do Brasil. “Enquanto no Brasil se fecha hospital”, disse ele, “na Bahia, se inaugura. Tudo isso é um grande ganho para Ilhéus. Com a chegada do Costa do Cacau, o novo Hospital Materno-Infantil e a reforma dos Postos de Saúde, a população terá mais oferta de saúde e direito a um atendimento com mais qualidade”, comemora.

Jerberson Moraes, vereador, elogiou a estrutura do hospital e comparou a unidade como uma das mais importantes do país. “Atendemos o convite do prefeito Mário Alexandre para conhecer o Hospital Regional Costa do Cacau. A estrutura é muito moderna e os equipamentos são de ponta. Ilhéus geograficamente possui distritos muito distantes, e por isso, continuaremos a discutir a mobilidade entre a sede e esses distritos com o novo hospital”, pontuou.

Estiveram também presentes no encontro, o presidente da Câmara de Vereadores, Lukas Paiva; os vereadores, Ery Bar; Makrisi Ângeli; Gil Gomes; Tarcísio Paixão; Fabrício Nascimento; Ivo Evangelista; César Porto; Juarez Almeida; Nino Valverde; os secretários municipais de Infraestrutura, Hermano Fahning; de Governo, Alisson Mendonça; de Relações Institucionais, Sérgio Sousa, além dos profissionais que integram a rede de Atenção Básica do município de Ilhéus.