Ilhéus realiza série de atividades com população sobre Consciência Negra

A luta nas ruas
Secom

Uma série de atividades está sendo realizada pela Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Desenvolvimento Social e os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) neste mês de novembro, em alusão ao Dia da Consciência Negra.

Com objetivo de realizar uma reflexão e conscientizar a população sobre o respeito das etnias e vencer preconceitos, as atividades são realizadas em conjunto com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, adolescentes e idosos.

Nesta quarta (29) pela manhã, as atividades serão realizadas com estudantes da Escola Municipal da Barra de Itaípe, pelo Cras Norte. Na próxima sexta (01) de dezembro, às ações serão realizadas pelo Cras Sul, no Condomínio Sol e Mar I e II, situado à margem da rodovia BA–251 (acesso ao distrito de Couto).

Os Cras Olivença, Oeste e Teotônio Vilela também realizaram diversas ações durante o mês de novembro, com apresentações culturais, dança, arte, rodas de bate papo, batucada, desfile beleza negra, coreografias culturais, comidas típicas e discussões sobre a inclusão dos negros na sociedade.  

A secretária Soane Galvão ressalta que é importante o trabalho em comunidade sobre a conscientização, o respeito e a valorização da cultura negra. “Devemos refletir e lembrar que somos um só povo, todos somos iguais, temos que respeitar as pessoas e lutar contra o racismo”.

Dia da Consciência Negra - É uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. O dia foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695.